Brasil terá uma nova moeda até 2024 – Conheça o Real Digital!

O que é e como funciona essa nova moeda

A moeda brasileira já passou por várias transformações ao longo dos anos: já mudou de nome, de formato e até de valor. Porém, com o avanço da tecnologia a moeda do país caminha para uma nova mudança: a digitalização.

Pode até parecer estranho, mas a moeda digital do Brasil não vai demorar para entrar em vigor e, na verdade, já tem até data de estreia. Essa moeda é chamada de Real Digital e está prestes a ser testada no mercado.

Quer saber mais sobre o que é o Real Digital e como ele será utilizado? Então, acompanhe essa matéria na íntegra!

O que é o Real Digital?

Você já tem familiaridade com as moedas digitais? Ainda não? Pois, prepare-se para saber tudo sobre esse novo modelo de dinheiro.

LEIA MAIS:

As moedas digitais, como o Real Digital, são uma importância que não pode ser convertida em cédulas. No caso brasileiro, tanto a moeda digital quanto a tradicional representam o mesmo valor em dinheiro.

Para que serve essa tecnologia?

A ideia do Banco Central é que o Real Digital seja utilizado para fazer pagamentos online como faturas de cartões, compras, investimentos e pix. Outra utilidade dessa moeda é que ela não precisa passar por conversões em outros países, o que facilita a vida de quem viaja bastante.

Com a adoção do real digital, espera-se inibir a lavagem de dinheiro e estimular a concorrência no ambiente virtual.

O Real Digital é uma criptomoeda?

Não! Apesar de possuir semelhanças, o Real Digital difere-se por seguir as regulamentações do Banco Central e será distribuído por bancos e instituições financeiras filiadas.

Quando essa moeda entrará em vigor?

A previsão é de que Real Digital já poderá ser usado pelo público a partir de 2024. Por enquanto, o BC está focado em testar a utilidade da moeda e prevê que pilotos começarão a rodar em 2023 em diversas carteiras digitais. Segundo depoimentos do sistema bancário, esse projeto era para ter sido lançado ainda esse ano, mas sofreu alterações devido à greve dos funcionários.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também