Boa notícia! Prazo para tirar a CNH é prorrogado; veja quem será beneficiado!

Fique por dentro do assunto e saiba detalhes das mudanças de prorrogação para tirar a CNH.

A Deliberação 265/22 do Conselho Nacional de Transportes (CONTRAN) que altera a Resolução 789/20, prorroga até 31 de dezembro de 2023, o prazo para conclusão do processo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para novos condutores. A prorrogação vale para todos os processos de habilitação válidos nos órgãos de transporte e entidades administrativas dos estados e do Distrito Federal.

Prorrogação do processo de nova habilitação

Dito isso, quem estava com o processo para vencer agora no final do ano de 2022, segundo as deliberações, terá mais um ano de prazo para concluir as etapas e obter a carteira de habilitação.

Além disso, a íntegra da Deliberação CONTRAN nº 265 também prorroga por três anos o prazo de utilização das ferramentas de aprendizagem das categorias A, B, C, D e E, a partir de 3 de novembro de 2020.

LEIA MAIS: Veja o que acontece se o motorista não renovar a CNH no prazo certo

E quais são as fases do processo?

Para obter a CNH no Brasil, é necessário passar no primeiro processo de habilitação, conhecido como Permissão para Dirigir (PPD). Por isso, confira a seguir quais são as etapas necessárias para realizar esse processo.

  • Inscrição para tirar a CNH;
  • Exames psicológico (psicotécnico) e médico (aptidão física e mental);
  • Curso Teórico Técnico (45 horas/aula) – hoje também na possibilidade remota;
  • Prova de Legislação (exame teórico);
  • Curso de prática veicular – 20 horas/aula tanto para a categoria A (moto), assim como para a categoria B (carro);
  • Avaliação de Direção Veicular (prova prática).

A aprovação em uma fase te permite prosseguir para a próxima. Por exemplo, se forem reprovados em um exame teórico ou prático, os candidatos devem fazer um novo exame. Assim, não há necessidade de repetir etapas aprovadas.

LEIA TAMBÉM: Nova CNH tem validade reduzida para até 3 anos para alguns motoristas – Entenda!

Por que essa alteração está sendo feita?

A prorrogação do prazo para obtenção da CNH ainda reflete o impacto da pandemia da Covid-19 nos órgãos públicos de trânsito. Com isso, o CONTRAN foi informado das dificuldades com a providência dos testes, principalmente os testes propriamente ditos, conforme solicitado pelo Departamento Estadual de Transportes e a mudança foi feita.

Segundo a educadora e especialista em transporte Eliane Pietsak, a prorrogação será automática. Além disso, os candidatos não precisam fazer nenhum requerimento ao executivo estadual de trânsito.

Você pode conferir a íntegra da deliberação do CONTRAN aqui.

Gostou de ficar por dentro desse tipo de conteúdo? Então não deixe de navegar pelo site do Rotas de Viagem e conferir mais artigos informativos e curiosos sobre diversos assuntos!

Você pode gostar também