Veja o que acontece se o motorista não renovar a CNH no prazo certo

Será que realmente o condutor pode perder a CNH por não renovar o documento no tempo correto? Saiba neste artigo!

Quando se trata da carteira de habilitação, muitos mitos circulam por volta desse assunto, especialmente sobre o que acontece se não renovar a CNH no prazo estabelecido por lei.

Diante disso, muitos motoristas acreditam que podem perder a sua carteira de habilitação, caso não façam a renovação do documento em tempo hábil. No entanto, a verdade é que o condutor não perde a CNH se ele não renovar o documento no período determinado, mesmo que ele seja flagrado com a carteira vencida.

Saiba em detalhes o que realmente acontece ao motorista quando se perde o prazo de renovação da CNH.

E o que acontece se o motorista não renovar a CNH e for pego com a carteira vencida?

Embora a não renovação da CNH no tempo correto não gere o cancelamento do documento, o motorista não pode dirigir com a habilitação vencida há mais de 30 dias. Portanto, se ele for flagrado em desacordo dessa condição, ele estará  cometendo uma infração gravíssima, podendo pagar uma multa no valor de R$ 293,47 e ainda, gerar 7 pontos na CNH do proprietário do veículo.

Além disso, o condutor também ficará suscetível a ter o seu veículo retido e o documento recolhido até a regularização.

LEIA MAIS:

Sendo assim, a notícia que está sendo propagada por aí de que, o motorista que não renovar a CNH após 30 dias do vencimento terá a habilitação cancelada, é falsa.  Esse é um alerta de que as pessoas não devem compartilhar informações sem antes verificar a sua autenticidade.

Como estão funcionando os prazos para renovação durante a pandemia?

Como a pandemia causada pelo (COVID-19) levou à paralisação de diversos processos e sistemas nas áreas do trânsito, alguns estados começaram a permitir que os condutores dirijam com a CNH vencida por um tempo mais prolongado.

Diante disso, é necessário averiguar o cronograma do Detran de seu estado para conferir quais são os prazos para renovação da CNH, durante períodos de emergência.

Quais são as verdadeiras infrações que podem levar a perda da CNH?

Algumas das infrações que realmente levam à perda da habilitação são:

  • Dirigir alcoolizado;
  • Fazer manobras perigosas com o veículo;
  • Dirigir veículo com categoria que não é permitida na CNH ou PPD do condutor;
  • Competir corrida em via pública;
  • Promover ou participar de competição não autorizada;
  • Entregar ou dar posse do veículo para alguém que não possua CNH ou PPD; ou que esteja com a carteira de habilitação cassada ou suspensa; ou que esteja com a CNH vencida há mais de 30 dias.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também