Novo pente-fino do INSS: Quais os benefícios em revisão? Saiba como evitar cancelamentos!

Pente-fino do órgão faz com que beneficiários percam sua pensão devido à falta de comprovação. Saiba mais detalhes!

Vários benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) serão revisados, de acordo com uma publicação do Diário Oficial da União (DOU). Os segurados do Instituto estão passando pelo procedimento de pente-fino, tendo seus registros revisados sistematicamente. Assim, muitos precisarão atualizar suas informações cadastrais para continuar com seus benefícios em dia.

Revisão nos benefícios do INSS

Quando se trata do INSS, avaliações e revisões de benefícios são ocorrências bastante frequentes. Como resultado, o Instituto determina quem são os indivíduos ainda qualificados para obter o benefício.

Indivíduos com algum documento pendente ou suspeitas de dados irregulares receberão convites para participar de uma nova avaliação do Instituto. Dessa forma, ele visa evitar danos aos cofres públicos e a ocorrência do recebimento indevido de benefícios.

LEIA MAIS: 5 benefícios do INSS a que o MEI tem direito – Confira!

Benefícios que vão passar por nova revisão

O INSS está analisando os pedidos dos beneficiários de assistência por doença, aposentadoria por enfermidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Muitos deles serão solicitados a passar por mais avaliações e exames médicos. Observe a seguir os seguintes requisitos para cada um:

  • Aposentadoria por invalidez e auxílio-doença: Aqueles que passaram mais de seis meses sem realizar perícia e que não têm previsão para uma melhoria ou reabilitação serão chamados;
  • Benefício de Prestação Continuada: Os segurados que não fazem exames médicos há mais de dois anos precisarão fazer novos exames para confirmar sua elegibilidade para o benefício.

Se o perito puder demonstrar que o segurado provavelmente retornará ao mercado de trabalho, o beneficiário terá seu benefício rescindido. Como resultado, é crucial que o beneficiário consulte regularmente o provedor médico do INSS para se manter com o benefício.

LEIA TAMBÉM: 5 atividades para aposentados que querem uma renda extra

Quando começarão as revisões

As ações começaram em novembro de 2022 e continuarão até abril de 2023, quando milhões de pessoas terão seus benefícios avaliados. Para os segurados que precisam realizar a avaliação, o Instituto entrará em contato por correspondência enviada para o endereço que cada um forneceu, e mandará notificações via Meu INSS.

Como resultado, se tudo estiver em ordem, o benefício prosseguirá e os beneficiários continuarão recebendo as pensões como de costume. Portanto, é crucial ter em mente que, se você possui o benefício, deve manter seus documentos e se preparar para uma possível chamada do INSS.

Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais artigos informativos e curiosidades sobre diversos assuntos!

Você pode gostar também