5 benefícios do INSS a que o MEI tem direito – Confira!

Confira os benefícios que são concedidos para o MEI e saiba um pouco mais sobre cada um deles.

Muita gente ainda não sabe, mas o MEI também contribui para a previdência social do INSS e tem direito a benefícios assim como os demais trabalhadores. Essa é uma dúvida comum entre pessoas que buscam se tornar autônomas e abrir uma microempresa individual. Por isso, trataremos aqui sobre os principais benefícios que o INSS concede ao MEI.

Nesse sentido, há uma série de benefícios que o INSS concede a todos os que contribuírem mensalmente com essa previdência social. Essa contribuição que trabalhadores precisam pagar é mensalmente estipulada pelo próprio INSS, segundo as informações que você fornece a ele. Com isso, existem vários benefícios que podem ser muito vantajosos para todos que trabalham.

Sabendo disso, muitos trabalhadores procuram sempre estar por dentro das novidades do INSS. Ademais, é importante ressaltar que praticamente todos os tipos de trabalhadores, até os MEI, têm acesso a esses benefícios previdenciários.

5 benefícios que o INSS concede ao MEI

Auxílio-maternidade

Esse auxílio exige um tempo de contribuição de 10 meses. O INSS prevê sua concessão para mulheres que se tornam mães, e ele dura 4 meses. Vale lembrar que os homens também podem ter esse auxílio em casos de adoção, falecimento da gestante ou guarda judicial com propósito de adoção.

LEIA MAIS: Saiba agora se você tem direito à Aposentadoria Especial pelo INSS

Auxílio-doença

Neste caso, um MEI recebe esse auxílio quando fica incapaz de exercer suas atividades, por um determinado tempo, por conta de uma doença. Esse benefício exige um tempo de contribuição de 12 meses, durando apenas o tempo que o trabalhador estiver doente.

Aposentadoria

Já o benefício da aposentadoria pode ser por idade ou invalidez. No caso de ser por idade, ele exige que as mulheres completem 62 anos, e os homens, 65, além de ter 15 anos de contribuição. Já a aposentadoria por invalidez se dá quando os trabalhadores ficam incapazes de exercer as suas funções, e é a perícia do INSS que faz essa constatação.

Pensão por morte

Aqui, o INSS concede esse auxílio em caso de morte do contribuidor, e o tempo de contribuição é variável.

LEIA TAMBÉM: Motoboys têm direito a aposentadoria especial paga pelo INSS – Entenda!

Auxílio-reclusão

Por fim, esse benefício atua de forma muito parecida com a pensão por morte, porém, é uma pensão para quando o contribuinte é preso. Neste caso, o tempo de contribuição também é variável, e esse benefício só é pago durante a prisão do contribuinte.

Gostou deste post? Então, confira outros semelhantes navegando aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também