Andar com o pneu furado estraga o pneu? Veja o que acontece!

Veja o que você precisa saber antes de dirigir com o pneu furado

O pneu furado é algo que pode dar bastante dor de cabeça, especialmente quando não temos as ferramentas necessárias para consertá-lo. Em muitos casos, mesmo que sejam provocados por pregos, pedras afiadas ou qualquer outro motivo, é necessário continuar na estrada com essas condições até chegar a um local seguro.

Entretanto, nem todo mundo entende quais são as consequências dessa atitude ou até mesmo se andar com o pneu furado estraga o pneu. Veja abaixo o que os especialistas falam sobre esse assunto.

Andar com pneu furado é seguro?

Para deixar bem claro, a resposta é não. Especialistas em segurança deixam claro que isso é algo que se deve evitar sempre que possível. Entretanto, eles esclarecem que em algumas situações, como percorrer uma curta distância para estacionar em um acostamento é necessário. Ainda assim, é importante entender que isso pode colocar em risco a segurança dos passageiros e até mesmo danificar o veículo.

LEIA MAIS: Sinais de que seu carro está com prego no pneu -Saiba identificar!

Além disso, essa é uma questão que pode variar bastante de acordo com a qualidade e tipo do seu pneu. Mas, no geral, os danos à roda são certeiros. Não só isso, mas o alinhamento, freios e outros componentes também podem ser afetados. Por conta disso, por mais que pareça tentador levar o seu carro até uma oficina por conta própria, é melhor ligar para alguém que possa ir até você.

O que fazer quando ele furar?

Quando o seu pneu furar e estiver em alguma via, é importante que manobre com segurança o seu carro até o acostamento da estrada. Depois, com a ajuda de algumas ferramentas, você pode preencher o furo com um selante de emergência ou até mesmo trocar o pneu, caso tenha um pneu estepe.

É importante esclarecer, que os selantes de emergências não fecham furos superiores a 1/4 de polegadas, então é preciso prestar atenção a esse detalhe.

LEIA MAIS: Fique atento aos 5 riscos graves que um pneu careca pode causar!

Caso não tenha nenhum dos dois, terá que ligar para o seu seguro ou para uma oficina especializada mais próxima. Apesar de parecer uma opção mais custosa, vai te ajudar a economizar ao não precisar consertar as estruturas que seriam afetadas ao dirigir com o pneu furado.

Quer encontrar mais dicas como essas? Então, confira várias outras aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também