Fique atento aos 5 riscos graves que um pneu careca pode causar!

Dirigir com o pneu careca pode colocar em risco tanto a vida do motorista, quanto de todos que estão ao seu redor.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Apesar de ser uma prática ilegal e gerar multa, conforme o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), muitos motoristas ainda subestimam os riscos do pneu careca e dirigem com ele já no fim de sua vida útil.

Contudo, o pneu careca, além de comprometer a saúde e a dirigibilidade do veículo, também coloca em risco a vida tanto do motorista, quanto dos seus passageiros e de todos que estão ao seu redor.

Pensando na sua segurança e para que você não arrisque dirigir com pneu careca,  resolvemos publicar esta matéria.

Então,  vamos conferir os 5 riscos que o pneu careca pode provocar:

Ele fica propício a estourar

O pneu careca fica mais vulnerável. Portanto, resulta em uma maior propensão para que ele estoure em um buraco ou até mesmo em pequenas reparações na pista.

Isso acontece porque, com o desgaste do pneu, as suas lonas de aço ficam mais expostas e se oxidam em razão da umidade. O que gera a partição das lonas estabilizadoras, aumentando os riscos de acidentes.

LEIA MAIS:

Ele perde a pressão do ar mais facilmente

Por perder a pressão do ar rapidamente, o pneu careca coloca em risco a capacidade do motorista de manter o controle do automóvel. Isso porque, o pneu não adere bem à estrada, principalmente em dias chuvosos ou durante a frenagem, fazendo com que o veículo derrape e fique fora de controle.

Ele torna o processo de frenagem menos eficaz

Se o pneu do seu veículo estiver careca e você precisar frear de forma repentina, ele vai transitar um espaço maior do que o necessário e demorará mais do que o normal para parar. Isso porque, quando o pneu está desgastado, ele adere menos ao solo e pode provocar sérios acidentes.

Ele tem mais chances de perfurar

Quando o pneu está careca, ele fica mais vulnerável para sofrer perfurações por objetos na estrada, como um pedaço de vidro, um prego ou até mesmo um saco de lixo com objetos perfurantes.

Deixa o veículo mais suscetível a aquaplanagem

Por fim, a aquaplanagem é um dos graves riscos que o pneu careca pode provocar. Nesse caso a água na pista impede o contato do pneu com o solo, fazendo com que o veículo flutue e fique completamente sem controle no asfalto.

Assim, é melhor gastar um pouco de dinheiro para substituir o pneu do seu veículo e ficar em segurança, que arriscar a  perder o controle do carro e sofrer um grave acidente.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->