Andar com o carro na reserva pode danificar veículo – Entenda como!

Confira os prejuízos que isso pode oferecer ao motorista

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Muitas pessoas não sabem, mas dirigir o carro com o tanque de combustível na reserva é muito perigoso e compromete a saúde do veículo.  Isso porque, se o motor desligar com o veículo em movimento, pode comprometer o funcionamento da direção e dos freios, proporcionando riscos tanto para o motorista e passageiros, quanto para o automóvel. 

Siga a leitura até o final para entender melhor sobre os perigos de andar com o tanque de combustível na reserva.

Quantos litros é considerado na reserva?

O tanque na reserva pode ter variação conforme o modelo de carro, mas a média considerada está entre 5 a 10 litros. 

Porém, é válido lembrar que não existe tanque extra. O “tanque reserva” é o mínimo necessário para alertar o motorista que o combustível está acabando. O condutor pode perceber facilmente através da luz acesa no painel do veículo.

Veja abaixo alguns danos que pode acontecer ao dirigir com o carro na reserva por muito tempo: 

Andar com carro na reserva pode gerar pane seca

Muitas pessoas têm o hábito de abastecer o carro somente quando o tanque está na reserva, porém é imprescindível estar atento aos imprevistos. Isso porque, caso não encontre um posto de abastecimento nas proximidades, o carro pode sofrer uma pane seca, isto é, parar de funcionar por falta de combustível. 

Além disso, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) no artigo 180, isso é considerado infração média, com multa no valor de R$ 130,16, adição de 4 pontos na carteira e risco de ter o veículo removido. 

LEIA MAIS:

Queima da bomba de combustível

É normal o veículo apresentar alguns problemas quando o motorista demora para abastecer ou tem o hábito de deixar sempre na reserva. 

E outro risco para o automóvel é a queima da bomba de combustível presente no tanque, pois o combustível bombeado para o motor também tem a função de refrigerar a bomba, evitando o superaquecimento e queima da peça. Então, é fundamental para a saúde da bomba que o veículo esteja sempre abastecido. 

Andar com carro na reserva pode gerar problemas no sistema de injeção

Outro risco para o veículo ao estar na reserva é o entupimento dos bicos injetores, os quais são responsáveis pela liberação do combustível para o motor. 

É comum que as impurezas misturadas nos combustíveis se acumulem no fundo do tanque através do processo de decantação. Assim, com o tanque na reserva, essas partículas se misturam com o restante de combustível proporcionando entupimentos dos bicos injetores, falhas no funcionamento e perda de potência do motor. 

O que achou deste conteúdo? Acesse o Rotas de Viagem e confira diversas dicas e curiosidades sobre carros e vários assuntos. Aproveite! 

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->