Descubra como a cor do carro influencia no consumo de combustível

Entenda qual é a relação entre a cor do carro e o maior consumo de combustível

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Na hora de comprar um carro, várias decisões devem ser tomadas a fim de fazer a melhor escolha e evitar os prejuízos ou arrependimentos futuros. Dentre elas, muitos condutores optam por determinadas cores de veículo por mero gosto e estética, sem avaliar outros aspectos importantes.

Falando nisso, você sabia que a cor do carro pode impactar no consumo do combustível? Entenda o porquê!

A cor do carro influencia no consumo do combustível?

De maneira indireta, há uma relação entre a cor do carro e o consumo de combustível, e o motivo está relacionado à temperatura interna do veículo.

De acordo com um estudo realizado pelo Heat Island Group, o maior consumo de combustível está associado ao aumento da temperatura interna que a cor do veículo pode provocar.

Para realizar a pesquisa, a empresa – localizada na cidade de Berkeley – utilizou dois modelos do Honda Civic para os testes, sendo um deles preto e o outro prata. Ambos os veículos ficaram estacionados ao ar livre em um dia de sol.

LEIA MAIS:

Após uma hora de exposição solar, o carro preto apresentou uma temperatura interna 6ºC mais elevada do que o carro prata. Diante disso, foi visto que o ar condicionado do veículo prata teve menos trabalho para manter a temperatura estável no interior do automóvel, tendo uma menor necessidade de consumo de combustível, de até 1,1%.

Por outro lado, os carros com cores mais claras são melhores opções apenas em cidades quentes. Isso porque, em cidades mais frias ou mais próximas dos polos, acontece o efeito reverso: o ar condicionado trabalha para deixar o interior do veículo aquecido. Como resultado, tem-se um maior gasto de combustível.

Qual é a explicação para esse fenômeno?

Assim como acontece com as nossas roupas, as cores mais escuras em um veículo têm a capacidade de absorver os raios solares e emitir a energia em forma de calor. De outro modo, quanto mais claro é um carro, mais a luz é refletida, e como resultado, menos calor ele retém.

Faça a experiência e compare sair ao sol com uma camisa branca e depois com uma camisa totalmente preta. Você notará que a camisa mais escura esquentará sua pele bem mais rápido!

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->