A cor do carro influencia ou não na temperatura interna? – Saiba uma curiosidade!

Saiba aqui se existe diferença de temperatura entre carros claros e escuros

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Certamente você já saiu de casa com uma roupa clara e sentiu menos calor do que quando utilizou uma roupa escura. Mas será que essa mesma lógica se aplica aos veículos? Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, hoje nós explicaremos se a cor do carro influencia ou não na sua temperatura interna!

Testes com Chevrolet

Não é de hoje que as pessoas se questionam em relação à influência da cor do veículo na sua temperatura. Em 1987, a revista Quatro Rodas realizou um teste no qual dois Chevrolet Monza, um claro e outro escuro, foram colocados sob o sol durante duas horas. Ao final do teste, os carros apresentaram uma diferença de 9°C, sendo o escuro com 64°C e o claro com 55°C.

Da mesma forma, uma pesquisa realizada recentemente por duas organizações inglesas, Heat Island Groups e Berkeley Lab, constatou que os carros escuros realmente ficam com o seu interior muito mais quente do que os claros ao serem expostos ao sol nas mesmas condições.

LEIA MAIS: As 10 cores de carros mais vendidas no mundo em 2021 – Confira o ranking!

Como a cor do carro influencia na temperatura interna?

Agora que você sabe que a cor realmente influencia na temperatura, deve estar se perguntando como esse fenômeno ocorre. Então, o que acontece é que o nível de absorção e reflexão da luz solar pode variar conforme a cor do objeto. Assim, objetos de cores claras tendem a absorver menos e refletir mais, já os de cores escuras fazem o contrário.

Tomando como base o exemplo do Chevrolet, aquele que apresentava a cor mais clara refletiu mais e absorveu menos a luz solar, por isso apresentou uma temperatura inferior à do outro veículo. Já o de cor escura, refletiu menos e absorveu mais a luz solar, a qual é liberada na forma de calor, apresentando assim uma temperatura maior.

Curiosidades

Saiba que não é só o interior que fica quente, os veículos com cor escura também tendem a gastar mais combustível do que um claro nas mesmas condições. Isso ocorre porque os carros escuros tendem a precisar de uma potência maior do ar-condicionado do que os mais claros. Uma boa solução para esse problema é colocar películas nos veículos escuros. 

Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos como esse!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->