Vai viajar ao Japão? Recomendamos usar este item com moderação!

Desvende a curiosa tradição japonesa de aversão a esse item comum da nossa rotina. Descubra como a cultura do país valoriza a discrição e a delicadeza quanto ao assunto. Saiba mais sobre qual item evitar no Japão!

Em um país onde a cultura e o respeito entre os cidadãos são tratados em sua maioria como uma “lei nacional” de convivência, um costume para lá de peculiar pode deixar os turistas um pouco confusos: a aversão ao uso de perfumes com cheiros muito fortes.

Ao contrário de outras culturas, como aqui no Brasil, onde fragrâncias mais fortes são sinônimo de sofisticação e charme, no Japão, o aroma pessoal deve ser discreto, quase imperceptível por outras pessoas.

LEIA MAIS: 9 destinos para conhecer a Europa sem sair da América Latina

Se você visitar o Japão, recomendamos que não use perfumes fortes

Dados da Statista revelam que apenas 16% dos japoneses usam perfumes regularmente. Se comparado com países como a Turquia e os Estados Unidos, onde usar produtos perfumados faz parte da rotina de 85% e 41% da população regularmente, o Japão é um país praticamente “sem cheiro”. Quando o assunto é perfume, eles são o menor mercado do mundo.

Na sociedade japonesa, o conceito de “kougai”, ou “poluição por cheiros”, ganha cada vez mais conhecimento. A percepção é de que aromas artificiais podem invadir o espaço pessoal e interferir no bem-estar das pessoas. Essa sensibilidade se intensifica em grandes cidades como Tóquio, onde espaços lotados são frequentes.

Com o aumento das reclamações sobre essa invasão por cheiros pungentes, o governo japonês se viu obrigado a agir. Em 2021, cartazes foram lançados para conscientizar a população sobre os impactos negativos dos aromas artificiais. O Centro Nacional de Assuntos do Consumidor do Japão registrou 928 casos de problemas de saúde associados a produtos perfumados entre 2014 e 2020, mostrando a seriedade do problema.

LEIA MAIS: Bem-estar no avião: O que fazer para manter sua saúde antes, durante e após o voo?

A chave para uma viagem tranquila e respeitosa pelo Japão quando o assunto é perfume

Embora o uso de perfume não seja ilegal no Japão, é importante ter em mente a sensibilidade cultural local. Optar por fragrâncias sutis ou, idealmente, evitar perfumes durante sua viagem demonstra respeito e consideração pelos habitantes locais.

Dicas para uma experiência olfativa agradável no Japão:

  • Priorize produtos com fragrâncias naturais e sutis.
  • Evite perfumes fortes e marcantes.
  • Escolha por loções corporais ou óleos essenciais com aromas suaves.
  • Respeite o espaço pessoal das pessoas em ambientes lotados.
  • Seja receptivo aos aromas locais.
Você pode gostar também