A Costa Rica vem, aos poucos, ganhando o coração dos brasileiros como destino de férias. Os viajantes seguem para o pequeno país na América Central em busca dos vulcões, praias paradisíacas e belezas naturais. Porém, é preciso saber quando ir para a Costa Rica a fim de aproveitar bem seus melhores atrativos.
Viajar para e pela Costa Rica é fácil. Os voos via Panamá são curtos, o país é pequeno, as estradas são boas e dá para cruzá-lo de ônibus ou carro. Porém, há algumas particularidades com relação ao clima, apesar de ser predominantemente tropical. Afinal, estamos falando de um país com contrastes inacreditáveis.
Para começar, há duas costas – Pacífico e Caribe (Atlântico) – com estações chuvosas distintas. Ademais, são mais de 120 vulcões em seu território e, apesar de ser mais quente na maior parte do país, perto e no topo deles faz realmente muito frio. Por isso, para sua viagem ser perfeita, é indispensável sabe a melhor época para ir à Costa Rica.
Melhor época para ir para a Costa Rica – período da seca
A melhor época para visitar a Costa Rica é, sem dúvidas, de meados de dezembro a abril, que corresponde à estação seca. Como não chove, é o momento certo para explorar as praias e florestas tropicais. A vida selvagem floresce, as baleias jubarte aparecem nas águas mornas e é a temporada de nidificação das tartarugas marinhas.
LEIA MAIS:
- Maragogi: Conheça o “Caribe” brasileiro
- 5 praias brasileiras que guardam perigos e exigem atenção – Conheça!
Além de não chover, entre dezembro e abril há festividades por todo o país, com touradas, dança e música ao vivo. Mas, é também o período de preços mais altos, hotéis cheios e passeios disputados. Logo, reserve sua viagem com antecedência.
Melhor época para visitar a Costa Rica – dezembro a abril
Além de não chover, entre dezembro e abril há festividades por todo o país, com touradas, dança e música ao vivo. Os principais são:
- Dezembro: El Tope, Carnaval e festejos populares
- Janeiro: Copa del Cafe, Fiestas Palmares, Fiesta Santa Cruz e Fiesta Diabilitos
- Março: National Orchid Show
- Abril: Día de Juan Santamaría
Mais uma vez, não se esqueça de reservar sua hospedagem com antecedência, visto que, especialmente nas festas, as opções ficam ainda mais disputadas.
Compensa ir para a Costa Rica na baixa temporada?
Se está pensando em quando ir para a Costa Rica e seu planejamento não permite ir durante a estação seca, também não é o fim do mundo. Primeiro porque, entre maio e novembro, os preços estão mais baixos. Depois, em junho e julho, as chuvas dão uma pequena trégua e as florestas explodem em tons de verde.
Não à toa, este período chuvoso é conhecido como a “estação verde”. Em áreas mais secas, como Guanacaste, a chuva costuma começar no final da tarde e dura apenas algumas horas. Ao longo da costa do Caribe, de setembro a outubro, normalmente chove logo quando o sol nasce.
Mas, aqui vai um alerta. As estradas que levam a regiões mais remotas podem ficar intransitáveis, a depender do volume de chuvas. Ah, e também tem festas nesse período, viu? Dá uma olhada:
- Julho: Festa da Virgem dos Mares e Dia da Anexação de Guanacaste
- Setembro: Dia da Independência
- Outubro: Fiesta Maiz e Carnaval de Limón
Quando ir para a Costa Rica – clima
Quanto às temperaturas, lembre-se de que o clima varia de acordo com a região. Na capital, San José, as temperaturas são mais amenas, na casa dos 21ºC durante todo o ano. Já nas planícies do norte e na costa, como a Península de Nicoya e Guanacaste, os termômetros sobem para 32ºC.
Nas densas florestas da costa caribenha e planícies do Norte, o tempo é mais úmido com temperaturas de 21ºC a 26ºC durante todo o ano. Por outro lado, no Pacífico Norte, a umidade é mais baixa e, as temperaturas, mais altas, batendo os 32ºC durante os meses secos.
Logo, se seu planejamento de quando ir para a Costa Rica depende do clima, associe-o também ao que você pretende fazer por lá. Por exemplo, visitar o Pacífico Sul em outubro é desaconselhável pelo alto índice pluviométrico, por outro lado, a costa caribenha está radiante e ensolarada neste período.
Quando ir para a Costa Rica – mês a mês
Segue um resumo do mês a mês para que você escolha quando irá para a Costa Rica:
Janeiro: ensolarado, quente, lotado e caro, especialmente no Réveillon. Então, espera para viajar ao país, pelo menos, após o dia 05/01. As florestas estarão verdes e exuberantes, os rios de rafting e cachoeiras de canyoning com bastante fluxo.
Fevereiro: época excelente, com estação seca em Guanacaste e Nicoya, mas alguma chuva no lado caribenho. Perfeito para visitar a Península de Osa e acompanhar a nidificação dos Quetzales.
Março a abril: lotados pelas férias, ainda dá para ver o verde das florestas tropicais das partes sul, central e leste do país, embora o fluxo dos rios caiam para a prática de rafting.
Maio a junho: período de transição para a estação chuvosa, com temperaturas mais amenas, poucos turistas, mas com possibilidade de praia.
Julho a agosto: um dos melhores períodos para visitar a Costa Rica fora de temporada, mesmo porque os rios começam a ter fluxo, as tartarugas já estão por ali e as baleias jubarte da Antártida começam a dar as caras.
Setembro a outubro: bom período para o Caribe, devido à seca, mas ainda melhor para o Pacífico e montanhas centrais, se você quiser preços mais baixos. Isso porque são os dois meses mais chuvosos por ali.
Novembro e dezembro: período arriscado quanto ao clima, pois pode fazer sol e chuva em qualquer parte do país. Nas primeiras seis semanas, ainda há descontos, porém os preços começam a subir nas duas últimas semanas do ano.
Na verdade, nunca há um tempo ruim para visitar o país, mas sim propósitos de viagem. Se você tiver uma época de quando ir para Costa Rica em mente, apenas verifique as atrações turísticas do país, como está o clima por lá e se organize!