Maragogi: Conheça o “Caribe” brasileiro

Principais detalhes e melhores dicas sobre os um dos destinos mais procurados por viajantes apaixonados por praias.

Coqueiros em abundância, culinária à base de peixes e frutos do mar frescos e infinita tranquilidade. Os itens citados, por si, seriam suficientes para atrair uma legião de visitantes. Entretanto, o que de fato atrai milhares de turistas a Maragogi são suas águas cristalinas, por vezes comparadas ao mar caribenho. O cenário paradisíaco encanta não só os brasileiros, como viajantes de vários países.

Um dos destinos mais procurados do nordeste, Maragogi disponibiliza aos turistas, além dos encantos naturais, ótimas acomodações e diversas opções de lazer. Confira nossas dicas e sugestões e comece a preparar sua viagem agora mesmo!

Onde fica Maragogi?

Mapa: Onde fica Maragogi

Maragogi é um município brasileiro do estado de Alagoas. Está localizado na Microrregião do Litoral Norte Alagoano e na Mesorregião do Leste Alagoano. Fica a 125 quilômetros da capital, Maceió.

Fundado em 1875, em 2011 Maragogi contava com uma população estimada de 30 mil habitantes.

A título de curiosidade, o nome “Maragogi” originou-se do tupi antigo maragûaóîy, cujo significado é “rio dos gatos-do-mato” (maragûaó, “gato-do-mato” + îy, “rio”).

Como chegar a Maragogi?

Saindo de Maceió de carro, o trajeto é relativamente simples. No entanto, a mudança de sigla das rodovias pode confundir motoristas que não estão acostumados com o trajeto.

Por conta das diversas alterações, uma boa dica é traçar o destino pelo GPS. Porém, ter o trajeto sempre à mão é indispensável. Assim sendo, siga pela AL-101 até Barra de Santo Antônio, depois pela AL-413 até São Luís do Quitunde, pela AL-105 até Porto Calvo, AL-465 até Japaratinga e, por fim, AL-101 até Maragogi.

De Recife, capital de Pernambuco, são 136 quilômetros que podem ser percorridos pelas rodovias BR-101, PE-060 e AL-101.

Outra opção é realizar o trajeto de ônibus. Partindo de Maceió, a viagem dura aproximadamente 2h, enquanto de Recife, a duração do percurso é de cerca de 2h40min.

Os ônibus da empresa Real Alagoas partem durante o dia e à noite. Vale a consultar no site para conferir os respectivos horários e detalhes do trajeto.

Praias de Maragogi

Como mencionado anteriormente, as águas cristalinas de Maragogi tornam o destino deslumbrante e, por isso mesmo, muito procurado pelos turistas em busca de sombra e água fresca.

Para se deleitar em um dos cenários mais bonitos do país, há diversas opções de praias, cada uma com características singulares.

Antes de escolher uma delas para visitar, é importante salientar que é possível notar grandes alterações nas praias de acordo com as mudanças da maré, se está alta ou baixa.

Em dias de maré alta, o mar fica bastante agitado. Em contraposição, quando a maré está baixa as praias adquirem uma extensa faixa de areia, onde se formam piscinas naturais que, inclusive, podem ser acessadas por meio de caminhadas.

Não são raras as ocasiões em que é possível caminhar até um quilômetro mar adentro até chegar na água.

Localizada na área central, a principal praia leva o mesmo nome do município: Maragogi. Bastante movimentada, tem como principais atrativos as barracas, bares e restaurantes presentes na extensão da orla.

Praia de Maragogi

Uma dica importante para os “turistas de primeira viagem” é não restringir o roteiro apenas a essa área, uma vez que o litoral norte, rumo à divisa com Pernambuco também possui praias incríveis e de coloração mais atrativa.

Nessa região, uma das praias mais visitadas é a de Peroba, localizada bem na divisa com Pernambuco. O mar é bastante tranquilo, permitindo a contemplação das piscinas formadas por corais.

Praia de Peroba: mar tranquilo, com piscinas naturais formadas por corais.

Uma visita à praia de Xaréu, excelente destino para crianças, também não pode ficar de fora do roteiro. Embora a faixa de areia não seja extensa, os turistas, durante a baixa da maré, podem andar uma boa distância “dentro do mar”, apreciando águas rasas. Está localizada a cerca de 8 quilômetros do centro de Maragogi.

Praia de Xaréu: boa infraestrutura e muito procurada por famílias

Por fim, Antunes, Barra Grande e Ponta de Mangue são três praias que merecem destaque. A primeira é indicada, especialmente, para quem pretende curtir o mar acompanhado de boa comida e bebida, já que há diversas opções nas proximidades.

A segunda se faz notória por conta de um extenso banco de areia que, em dias de maré baixa, possibilita acesso até as piscinas naturais. Por conta das águas tranquilas, é ideal para quem quer curtir praia em família.

A Ponta de Mangue, por sua vez, em função das águas verdes e mornas faz sucesso entre os visitantes que estão em busca de tranquilidade.

A praia Ponta do Mangue é uma opção ótima para quem quer tranquilidade e mar calmo

Também vale muito a pena conhecer as praias vizinhas a Maragogi, entre elas, a famosa São Miguel dos Milagres, Patacho, Japaratinga e Porto das Pedras.

Piscinas naturais

Galés de Maragogi: as piscinas naturais são um dos grandes atrativos

A principal dica para quem deseja conhecer Maragogi é marcar a viagem para o período de maré baixa, ou seja, durante os meses de janeiro, outubro, novembro e dezembro.

A condição é ideal para acessar as famosas piscinas naturais – também chamadas de galés -, citadas anteriormente. Nas piscinas, certamente as maiores atrações da região, é possível encontrar uma grande diversidade de peixes e outras espécies de vida marinha.

Ao todo, elas estão divididas em três conjuntos: galés principais (na frente do Salinas Maragogi), Barra Grande e Taocas. As principais formas de acesso são por meio de caminhadas, ou ainda, em passeios de barco.

✦ Dica de ouro ✦

Fique de olho na Tábua das Marés de Maragogi e observe o período de maré baixa no dia, assim, com um pouco de disposição, você poderá andar diretamente até as piscinas naturais, sem ter que pagar por um passeio! Em alguns período do ano, você vai encontrar a maré baixa com o dia claro, e valerá muito a pena o esforço!

Pousadas e hotéis em Maragogi

Quem deseja se hospedar em Maragogi pode escolher entre acomodações em pousadas, hotéis, camping e resorts, a depender do estilo do viajante.

Ainda que o município seja pequeno, o turismo é o carro-chefe da economia, fomentando, portanto, o setor hoteleiro. As estruturas se adequam aos mais diversos orçamentos, indo desde pousadas simples até luxuosos hotéis.

Boa parte das opções estão localizadas ao longo dos 22 quilômetros de litoral do município, sendo assim, é possível contemplar as belezas naturais logo ao acordar. Importante frisar que, por conta de extensão, nem todas estão localizadas no centro da cidade.

Quem prefere a comodidade da área central e, quer evitar a dependência de um veículo, encontra ótimas opções de hospedagem nas Pousadas Olho D’Água e Taieiras e, ainda, no Hotel Areias Belas.

Pousada Olhos D’Água: localização central e à beira-mar

A localidade é privilegiada, principalmente, por dar fácil acesso aos passeios nas piscinas naturais, além da infraestrutura e comércio típicos do centro da cidade.

Para os adeptos de resorts, o Grand Oca, localizado na Praia do Mangue, é uma das melhores opções.

Grand Oca: resort completo com diversas atividades, incluindo mergulho

Ainda nas proximidades, porém, com custos mais modestos, está a Pousada Barra Velha.

Na vibe de preços mais acessíveis, os turistas podem considerar como opções as pousadas Costeira da Barra, Jangadeiros, Solar da Praia, Shalom Beach, Tartaruga, Galemares e Encontro das Águas.

Pousada Costeira da Barra: opção simples, com preço mais acessível e próxima da praia

Uma boa opção para quem vai viajar em grupo é alugar uma das várias casas disponíveis à beira da praia, assim você terá total privacidade e poderá ir à praia sempre que puder, na porta da sua hospedagem!

Resort Salinas Maragogi

Ainda que a lista de hospedagem seja extensa, sem dúvidas, o maior destaque de Maragogi é o serviço de primeira classe oferecido pelo Resort All Inclusive Salinas Maragogi.

O nome é um dos mais lembrados, e recomendados, quando o assunto vem à tona. Mesmo que as diárias tenham um preço mais elevado, se comparadas aos demais hotéis, o conforto de uma hospedagem dessa natureza certamente vale o investimento.  

Resort Salinas de Maragogi: o resort all inclusive mais famoso de Maragogi

Localizado há 1,6 quilômetros da praia de mesmo nome e, a poucos passos do mar, o resort pode ser considerado um paraíso dentro do paraíso. O aeroporto mais próximo é o de Maceió, situado a cerca de 133 quilômetros.

Em relação à infraestrutura, o Salinas dispõe de spa, academia e piscinas ao ar livre. Além disso, todos os quartos possuem uma vista privilegiada, seja ela de frente para o mar, jardim ou piscina.

Há três restaurantes que servem o melhor da cozinha local e internacional. Os hóspedes podem desfrutar de três bares que servem bebidas e lanches. Por ser um hotel All Inclusive, como já citado, todas as refeições, bem como bebidas alcoólicas e não alcoólicas estão inclusas nas diárias.

Para os amantes de esporte, o resort conta com opções de experiências de aventura, esportes aquáticos, trilhas a pé, tênis, voleibol, entre outras.  

Em meio a uma gama de serviços, o Salinas conta, ainda, com equipamentos para recreação ao ar livre, jantares temáticos, academia, serviço de massagem, pesca, barbearia e salão de beleza.

Uma informação a ser destacada é que, as principais piscinas naturais, as chamadas galés, estão situadas em frente ao hotel.

 

Encontre as melhores ofertas de Hotéis e Pousadas em Maragogi!




Booking.com

O que fazer e melhores passeios

Para completar o roteiro, nada melhor que investir em passeios, afinal de contas, um paraíso como este deve ser apreciado em sua totalidade.

As águas calmas e cristalinas são o ambiente perfeito para quem deseja, sobretudo, descansar e relaxar, ou seja, o destino é ideal para fugir da correria do dia a dia.

Embora as opções sejam voltadas para viajantes de todos os perfis e faixas etárias, passeios de barco nas piscinas naturais são uma unanimidade: tem que fazer! Com certeza sua viagem só estará completa depois que apreciar as galés, que constituem os principais pontos turísticos de Maragogi.

Passeio de barco pelas piscinas naturais de Maragogi

Geralmente os passeios são feitos por meio de lanchas, com um pequeno grupo de pessoas por vez, garantindo mais conforto e segurança. O número de visitantes é controlado e, todos os turistas precisam estar de pulseiras ao visitar as atrações.

Mas nem só de piscinas vive a região. Outra ótima opção para conhecer o litoral da cidade de Maragogi são os passeios de bugue, que estão disponíveis tanto na porção central, quanto nas porções norte e sul. Neste caso, o ideal é contratar um profissional qualificado para guiar a aventura.

Passeio de buggy: um jeito rápido e divertido de conhecer o litoral de Maragogi

Quem gosta de apreciar a culinária litorânea pode se deliciar com pratos preparados à base de peixes e frutos do mar. Como em uma boa região litorânea, há mariscos, camarões, lagostas e outras iguarias desde os restaurantes mais sofisticados até os mais simples.

Mas, além disso, os pratos típicos do nordeste brasileiro, como um bom pirão, por exemplo, não ficam de fora do cardápio.

Algumas das sugestões para provar essas delícias são o Restaurante do Mano, Comedoria Marítima, Tapioca da Martha, Meraki Beach, Odoiá Maragogi, Restaurante Taocas, Restaurante da Pousada Camurim Grande e Restaurante Tuyn.

Restaurante Tuyn: ambiente romântico e aconchegante, com cardápio diversificado
Comentários (0)
Adicionar Comentário