Quando ir para a Costa Rica: melhor época e clima no país

O país dos vulcões e belezas naturais tem climas diferentes apesar do pequeno território.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

A Costa Rica vem, aos poucos, ganhando o coração dos brasileiros como destino de férias. Os viajantes seguem para o pequeno país na América Central em busca dos vulcões, praias paradisíacas e belezas naturais. Porém, é preciso saber quando ir para a Costa Rica a fim de aproveitar bem seus melhores atrativos.

Viajar para e pela Costa Rica é fácil. Os voos via Panamá são curtos, o país é pequeno, as estradas são boas e dá para cruzá-lo de ônibus ou carro. Porém, há algumas particularidades com relação ao clima, apesar de ser predominantemente tropical. Afinal, estamos falando de um país com contrastes inacreditáveis.

Para começar, há duas costas – Pacífico e Caribe (Atlântico) – com estações chuvosas distintas. Ademais, são mais de 120 vulcões em seu território e, apesar de ser mais quente na maior parte do país, perto e no topo deles faz realmente muito frio. Por isso, para sua viagem ser perfeita, é indispensável sabe a melhor época para ir à Costa Rica.

Melhor época para ir para a Costa Rica – período da seca

A melhor época para visitar a Costa Rica é, sem dúvidas, de meados de dezembro a abril, que corresponde à estação seca. Como não chove, é o momento certo para explorar as praias e florestas tropicais. A vida selvagem floresce, as baleias jubarte aparecem nas águas mornas e é a temporada de nidificação das tartarugas marinhas.

LEIA MAIS:

Além de não chover, entre dezembro e abril há festividades por todo o país, com touradas, dança e música ao vivo. Mas, é também o período de preços mais altos, hotéis cheios e passeios disputados. Logo, reserve sua viagem com antecedência.
Melhor época para visitar a Costa Rica – dezembro a abril
Além de não chover, entre dezembro e abril há festividades por todo o país, com touradas, dança e música ao vivo. Os principais são:

  • Dezembro: El Tope, Carnaval e festejos populares
  • Janeiro: Copa del Cafe, Fiestas Palmares, Fiesta Santa Cruz e Fiesta Diabilitos
  • Março: National Orchid Show
  • Abril: Día de Juan Santamaría

Mais uma vez, não se esqueça de reservar sua hospedagem com antecedência, visto que, especialmente nas festas, as opções ficam ainda mais disputadas.

Compensa ir para a Costa Rica na baixa temporada?

Se está pensando em quando ir para a Costa Rica e seu planejamento não permite ir durante a estação seca, também não é o fim do mundo. Primeiro porque, entre maio e novembro, os preços estão mais baixos. Depois, em junho e julho, as chuvas dão uma pequena trégua e as florestas explodem em tons de verde.

Não à toa, este período chuvoso é conhecido como a “estação verde”. Em áreas mais secas, como Guanacaste, a chuva costuma começar no final da tarde e dura apenas algumas horas. Ao longo da costa do Caribe, de setembro a outubro, normalmente chove logo quando o sol nasce.

Mas, aqui vai um alerta. As estradas que levam a regiões mais remotas podem ficar intransitáveis, a depender do volume de chuvas. Ah, e também tem festas nesse período, viu? Dá uma olhada:

  • Julho: Festa da Virgem dos Mares e Dia da Anexação de Guanacaste
  • Setembro: Dia da Independência
  • Outubro: Fiesta Maiz e Carnaval de Limón

Quando ir para a Costa Rica – clima

Quanto às temperaturas, lembre-se de que o clima varia de acordo com a região. Na capital, San José, as temperaturas são mais amenas, na casa dos 21ºC durante todo o ano. Já nas planícies do norte e na costa, como a Península de Nicoya e Guanacaste, os termômetros sobem para 32ºC.

Nas densas florestas da costa caribenha e planícies do Norte, o tempo é mais úmido com temperaturas de 21ºC a 26ºC durante todo o ano. Por outro lado, no Pacífico Norte, a umidade é mais baixa e, as temperaturas, mais altas, batendo os 32ºC durante os meses secos.

Logo, se seu planejamento de quando ir para a Costa Rica depende do clima, associe-o também ao que você pretende fazer por lá. Por exemplo, visitar o Pacífico Sul em outubro é desaconselhável pelo alto índice pluviométrico, por outro lado, a costa caribenha está radiante e ensolarada neste período.

Quando ir para a Costa Rica – mês a mês

Segue um resumo do mês a mês para que você escolha quando irá para a Costa Rica:

Janeiro: ensolarado, quente, lotado e caro, especialmente no Réveillon. Então, espera para viajar ao país, pelo menos, após o dia 05/01. As florestas estarão verdes e exuberantes, os rios de rafting e cachoeiras de canyoning com bastante fluxo.
Fevereiro: época excelente, com estação seca em Guanacaste e Nicoya, mas alguma chuva no lado caribenho. Perfeito para visitar a Península de Osa e acompanhar a nidificação dos Quetzales.
Março a abril: lotados pelas férias, ainda dá para ver o verde das florestas tropicais das partes sul, central e leste do país, embora o fluxo dos rios caiam para a prática de rafting.
Maio a junho: período de transição para a estação chuvosa, com temperaturas mais amenas, poucos turistas, mas com possibilidade de praia.
Julho a agosto: um dos melhores períodos para visitar a Costa Rica fora de temporada, mesmo porque os rios começam a ter fluxo, as tartarugas já estão por ali e as baleias jubarte da Antártida começam a dar as caras.
Setembro a outubro: bom período para o Caribe, devido à seca, mas ainda melhor para o Pacífico e montanhas centrais, se você quiser preços mais baixos. Isso porque são os dois meses mais chuvosos por ali.
Novembro e dezembro: período arriscado quanto ao clima, pois pode fazer sol e chuva em qualquer parte do país. Nas primeiras seis semanas, ainda há descontos, porém os preços começam a subir nas duas últimas semanas do ano.

Na verdade, nunca há um tempo ruim para visitar o país, mas sim propósitos de viagem. Se você tiver uma época de quando ir para Costa Rica em mente, apenas verifique as atrações turísticas do país, como está o clima por lá e se organize!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->