O que acontece com as moedas jogadas nesta ‘fonte dos desejos’? Descubra!
Você deve se perguntar o que fazem com as moedas da Fontana di Trevi, jogadas pelos turistas todo ano e, aqui, vai saber a resposta
É impressionante como uma tradição se mantém. Todo ano, o turismo em Roma é expressivo e alguns costumes não mudam. Um deles, e talvez o mais emblemático, é o de jogar moedas na Fontana di Trevi. Mas ninguém se pergunta o que acontece com elas não é? Aqui a gente vai descobrir o que acontece com todas as moedas jogadas por ano na fonte mais bela do mundo.
Como surgiu a tradição de jogar moedas na Fontana di Trevi?
A Fontana di Trevi foi projetada por Nicola Salvi e construída entre 1732 e 1762. Representa o domínio das águas pelos deuses greco-romanos. Por essa razão, tem pilares coríntios. Além disso, mostra um forte e imponente deus Oceano domando as feras marítimas, representações dos mistérios dos mares.
O costume dos turistas de jogarem na fonte uma moeda estando de costas é por causa do filme Três Moedas na Fonte de 1954. Nele, os personagens jogam uma moeda na fonte por cima do ombro esquerdo, como as pessoas fazem.
Mas, o que acontece com tanta moeda jogada por milhares de turistas todo ano?
LEIA MAIS:
- História e curiosidades da Torre de Pisa, o monumento mais famoso da Itália
- 10 festas típicas da Itália – história e cultura na Terra da Bota
Onde vão parar as moedas jogadas na fonte?
Por ano, a quantidade de moedas perfaz cerca de 1,5 milhão de euros. Constantemente houve tentativas de roubo. Então, a prefeitura de Roma se encarregou de tomar uma postura em relação a isso.
Uma vez no ano, desde 2001, a prefeitura convoca uma equipe especializada para retirar a quantia. Esta equipe empilha as moedas, usa uma mangueira de sucção para extraí-las da água e, em seguida, ensacá-las. Tudo é feito sob o olhar atento da polícia.
Uma parte do dinheiro vai para a Caritas, maior instituição de caridade de Roma. Outra parte vai para um complexo na periferia de Roma que abriga uma série de serviços sociais. Ambas mantém asilos, orfanatos e trabalhos sociais com moradores de rua através do dinheiro da fonte.
Se você gostou desse tipo de conteúdo, não deixe de visitar a nossa página e conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar. Entre agora no Rotas de Viagem e passe por todos os assuntos que te interessar!