História e curiosidades da Torre de Pisa, o monumento mais famoso da Itália

Cartão postal que gera as fotos mais engraçadas de turistas pelo país, a Torre de Pisa é o erro de engenharia mais amado do mundo.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Itália e monumentos históricos são praticamente sinônimos, não é verdade? Coliseu, Fontana di Trevi, basílicas do Vaticano… São tantos que fica até difícil listar! Mas, um chama a atenção pelo seu formato um tanto quanto curioso – a Torre de Pisa! Importante símbolo do país e um de seus maiores pontos turísticos, a torre gera fotografias hilárias dos visitantes. Conheça, a seguir, a história e curiosidades da Torre de Pisa.  

Localizada na Praça dos Milagres ou Piazza del Duomo, na cidade de Pisa, em plena região da Toscana. O município tem pouco mais de 85 mil habitantes e fica entre Roma e Milão. A torre foi projetada para abrigar o sino da Cattedrale di Pisa. O campanário é a terceira estrutura mais antiga na região, ficando atrás apenas da própria catedral e do Battistero di San Giovanni.

História e Curiosidades da Torre de Pisa: Cattedrale di Pisa
A Torre de Pisa foi construída para abrigar os sinos da Cattedrale di Pisa

O monumento foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1987, assim como todo o conjunto de monumentos da Praça dos Milagres. O que faz a torre tão famosa é sua estrutura torta, resultado da distribuição imperfeita do peso sobre sua base, além das características pantanosas no solo sobre o qual foi construída. O fato é que a curiosidade atrai gente de todo o mundo.

Quer conhecer a história e descobrir curiosidades sobre a Torre de Pisa? Segue com a gente e saiba como foi a construção de um dos monumentos mais importantes da Itália! 

História da Torre de Pisa

A construção da Torre di Pisa teve início na Idade Média, mais precisamente em 1173, por Bonanno Pisano, seguindo o projeto de Diotisalvi. A ideia era abrigar os sinos da Cattedrale di Pisa – Assunzione (maior e mais pesado); Crocifisso; San Ranieri; Dal Pozzo; Pasquereccia; Terza e Vespruccio. Todos ficam no último andar da torre e, hoje, tocam ao meio-dia e para anunciar o início das missas da catedral, graças ao sistema eletrônico.    

Nos tempos medievais, a torre recebia as visitas de famílias aristocráticas, motivo pelo qual seus andares foram feitos de mármore, em vez de madeira. Na construção do terceiro anel, a construção começou a se inclinar como resultado de um conjunto de fatores. O primeiro deles foi o óbvio erro no cálculo do peso sobre a base. O segundo foram as características pantanosas e argilosas do solo, evidentemente frágil para uma grande construção.

História e Curiosidades da Torre de Pisa: Processo de inclinação da torre ao longo de sua construção
Processo de inclinação da torre ao longo de sua construção

Os construtores então passaram a edificar os últimos três andares com inclinação inversa para equilibrar a estrutura. Até 1275, vários arquitetos tentaram voltar a torre para a posição vertical, mas não foram bem sucedidos. Os trabalhos foram interrompidos para retomada somente em 1370. 

Na década de 1960, time composto por arquitetos, engenheiros, matemáticos e historiadores se reuniram para resolver o problema de inclinação da Torre. Uma das alternativas foi acrescentar 600 toneladas de contrapesos de chumbo em sua base, que viria a ser aumentado para 900 toneladas.

Mas, para a segurança dos turistas, a Torre de Pisa fechou suas portas em 1990 para trabalhos de reestruturação. A visitação voltou a ser permitida em 2001, para a alegria dos curiosos! Até hoje, são feitas avaliações que incluem trabalhos de restauração e projetos de engenharia.

História e Curiosidades da Torre de Pisa: Reforma da Torre di Pisa
Torre de Pisa durante a sua reforma, que envolveu a instalação de blocos de chumbo em sua fundação.

Com os projetos realizados, estudos indicam que ela permanecerá estável por, pelo menos, mais trinta anos. Os especialistas afirmam que, com o passar do tempo, a Torre de Pisa se endireitará e, aos poucos, sua aparência ficará cada vez menos inclinada. 

Hoje, a Torre tem cerca de 56 metros de altura, pesa aproximadamente 15 toneladas, tem oito andares, sete sinos e segue construída toda em mármore branco. 

Curiosidades sobre a Torre di Pisa

  • A Torre de Pisa tem sete sinos e cada um corresponde a uma nota musical;
  • Cada sino da torre pesa entre de 300kg e 3600kg;
  • O sino de número 5 é o mais antigo do campanário e é especialmente tocado na Páscoa;
  • Para chegar ao topo da Torre di Pisa, é preciso vencer 296 degraus;
  • As obras começaram em 1173, foram interrompidas cinco anos depois. Conflitos militares as fizeram ser retomadas apenas em 1272, mas as obras voltaram a ser paralisadas 12 anos depois em virtude de outras disputas. A torre só ficou pronta em em 1372, mediante a colocação do sino. 
  • Existe uma lenda de que Galileu Galilei teria feito uma experiência para comprovar se a velocidade da queda de um corpo depende da sua massa ao ser atraído pela força da gravidade. Para isso, duas balas de canhão com diferentes massa seriam lançadas do alto da torre para descobrir os efeitos da gravidade. No entanto, tal feito nunca foi comprovado;
  • Os alemães usaram a  torre como observatório durante a Segunda Guerra Mundial. Por servir como base militar, quase foi destruída pelos soldados norte-americanos. Felizmente, ele se encantaram pela obra e a pouparam.
Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->