Arte, melodia e ritmo traduzem bem como é a alma cubana! A essência da ilha está representada por sua música e intenso gosto pela vida. Em meio às cores e sabores das ruas de Havana e Santiago, entre outras cidades, as mais famosas festas típicas e festivais de Cuba são o melhor meio de conhecer a exótica e caliente terra repleta de acontecimentos culturais durante todo o ano.
Havana e Santiago de Cuba são as duas maiores cidades do país e estão sempre cheias de atividade. Ambas configuram como centros da cultura cubana, sediando vários shows musicais, exposições de arte e outros eventos culturais diversos. Se você quer aproveitar o melhor da dança e música cubanas, sentindo de perto a intensidade dos ritmos da ilha, não pode deixar de aproveitar as melhores festas típicas e festivais de Cuba. Vamos conferir?
Principais festas e festivais de Cuba
Havana Jazz Festival
O Havana Jazz Festival é um evento de renome internacional que atrai importantes nomes do jazz nacional e internacional. As apresentações acontecem na Casa de la Cultura Plaza, no Teatro Nacional de Cuba e em outros locais da cidade. Realizado em dezembro, traz o melhor do sedutor jazz afro-cubano, entre outros gêneros.
Festival del Habano
O Festival del Habano é o festival de charutos mais importante de Cuba. As marcas mais famosas, incluindo Cohiba, Montecristo, Partagas, Romeo y Julieta, H Upmann e Robaina estão presentes. Durante o evento, acontecem visitas a fábricas e plantações de tabaco são oferecidas, seminários, demonstrações de enrolamento de charutos e degustações. Acontece em Havana, na última semana de fevereiro e dura cinco dias.
Festival de la Trova Pepe Sanchez
O Festival de la Trova Pepe Sanchez acontece em Santiago de Cuba e celebra o gênero musical Trova. O festival começou em 1962 e foi batizado em homenagem a um compositor local, Jose ‘Pepe’ Sanchez, falecido em 1918. O evento culmina em 19 de março, conhecido como Dia do Trovador.
Carnaval de Santiago de Cuba
Se você puder escolher apenas um festival cubano, fique com o Carnaval de Santiago de Cuba. Considerado o melhor, maior e mais tradicional do país, é também um dos mais antigos da América Latina. A festa afro-cubana homenageia el son, a tradicional música cubana e principal gênero do famoso Buena Vista Social Club. Desfiles de conga, e uma enxurrada de cores vão deixar você maravilhado durante toda a semana no final de julho.
Festival Internacional de Balé de Havana
O Festival de Balé de Havana foi criado em 1960 por Alicia Alonso, Prima Ballerina de Cuba, e acontece a cada dois anos. As principais apresentações acontecem no Gran Teatro, recentemente renomeado como Alicia Alonso Gran Teatro de La Habana, e no Teatro América. Organizado pelo Ballet Nacional de Cuba, o evento atrai bailarinos, coreógrafos e companhias de todo o globo.
Bienal de Arte de Havana
A Bienal de Arte de Havana foi realizado pela primeira vez em 1984 como um concurso para artistas. Hoje é um dos festivais de arte mais importantes e inspiradores de Cuba e da América Latina. O evento acontece a cada dois anos e reúne artistas de vários países, como grande mostra de arte contemporânea. As apresentações acontecem em vários museus e galerias da capital.
Romerias de Mayo
Apesar do nome, as Romerias de Mayo têm um caráter mais pagão do que católico. Envolve uma peregrinação ao topo da colina próxima à cidade de Holguin, no leste de Cuba. No entanto, os participantes são predominantemente artistas, dançarinos, atores e intelectuais, em vez de devotos religiosos. Celebram a arte e herança cultural mista de Cuba no lugar da morte, nascimento ou aparição de uma divindade particular.
Cubadisco
Ama música cubana? O Cubadisco de Havana acontece em maio, celebrando a rica diversidade da música cubana, de gêneros tradicionais como son cubano e trova à música contemporânea, incluindo rap e eletrônico. É um dos eventos musicais mais importantes do país, funcionando como uma vitrine para talentos emergentes. A cada ano, adota um tema diferente, normalmente um gênero específico ou homenagem a algum país.
Celebrações de 26 de Julho
O dia 26 de julho é uma data importante no calendário revolucionário de Cuba. Trata-se do aniversário do ataque de Fidel Castro ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, no ano de 1953. Ainda que o ato tenha falhado e o ditador Batista Fulgêncio caído apenas seis anos depois, a data é o marco de nascimento do movimento que culminou na Revolução Cubana. Também celebra o nascimento do escritor e patriota cubano José Martí.
Para celebrar, no quartel Moncada, em Santiago, são lidos os nomes dos mártires da revolução e disparadas armas. Os discursos dos líderes cubanos são transmitidos em todas as estações de televisão nacionais.
Matamoros Son Festival
O Matamoros Son Festival se passa em Santiago de Cuba e homenageia Miguel Matamoros, importante compositor da música cubana. O festival envolve uma infinidade de concertos, palestras sobre música música cubana, apresentações de dança, workshops, lançamentos e competições de estilos tradicionais, como cha-cha-cha, son, salsa, casino, mambo e danzon. Geralmente realizado em outubro em vários locais, incluindo praças, parques e locais de música tradicional.
Maratona Marabana
Realizada no terceiro domingo de novembro, com 42 quilômetros de extensão, a Maratona Marabana é uma corrida histórica pelas ruas de Havana. O evento esportivo atrai milhares de participantes, entre atletas locais e internacionais. A rota passa por algumas das áreas mais belas de Havana Velha, Havana Central e Vedado.
Parrandas de Remedios
“Las Parrandas de Remedios” são as famosas festas de Natal da pequena Parrandas e consideradas como as mais antigas de Cuba. É realizada desde 1920, na semana que antecede o Natal. O ápice acontece no dia 24 de dezembro, com desfiles noturnos de carros alegóricos elaborados, foliões fantasiados e fogos de artifício por toda parte.
As 12 mais famosas festas típicas e festivais de Cuba, como se vê, representam bem o espírito alegre e diverso do país. Já fez suas malas para aproveitar algum deles?