As 12 mais famosas festas típicas e festivais de Cuba

Ritmo, arte, cor e alma cubanos traduzidos nos variados e animados festivais e festas da bela ilha caribenha.

Arte, melodia e ritmo traduzem bem como é a alma cubana! A essência da ilha está representada por sua música e intenso gosto pela vida. Em meio às cores e sabores das ruas de Havana e Santiago, entre outras cidades, as mais famosas festas típicas e festivais de Cuba são o melhor meio de conhecer a exótica e caliente terra repleta de acontecimentos culturais durante todo o ano.

Havana e Santiago de Cuba são as duas maiores cidades do país e estão sempre cheias de atividade. Ambas configuram como centros da cultura cubana, sediando vários shows musicais, exposições de arte e outros eventos culturais diversos. Se você quer aproveitar o melhor da dança e música cubanas, sentindo de perto a intensidade dos ritmos da ilha, não pode deixar de aproveitar as melhores festas típicas e festivais de Cuba. Vamos conferir?  

Principais festas e festivais de Cuba

1 Havana Jazz Festival

Havana Jazz Festival
Havana Jazz Festival

O Havana Jazz Festival é um evento de renome internacional que atrai importantes nomes do jazz nacional e internacional. As apresentações acontecem na Casa de la Cultura Plaza, no Teatro Nacional de Cuba e em outros locais da cidade. Realizado em dezembro, traz o melhor do sedutor jazz afro-cubano, entre outros gêneros.

2 Festival del Habano

Festival del Habano
Festival del Habano

O Festival del Habano é o festival de charutos mais importante de Cuba. As marcas mais famosas, incluindo Cohiba, Montecristo, Partagas, Romeo y Julieta, H Upmann e Robaina estão presentes. Durante o evento, acontecem visitas a fábricas e plantações de tabaco são oferecidas, seminários, demonstrações de enrolamento de charutos e degustações. Acontece em Havana, na última semana de fevereiro e dura cinco dias.

3 Festival de la Trova Pepe Sanchez

Festival de la Trova Pepe Sanchez
International Pepe Sanchez Trova Festival

O Festival de la Trova Pepe Sanchez acontece em Santiago de Cuba e celebra o gênero musical Trova. O festival começou em 1962 e foi batizado em homenagem a um compositor local, Jose ‘Pepe’ Sanchez, falecido em 1918. O evento culmina em 19 de março, conhecido como Dia do Trovador.

4 Carnaval de Santiago de Cuba

Carnaval de Santiago de Cuba
Carnaval de Santiago de Cuba

Se você puder escolher apenas um festival cubano, fique com o Carnaval de Santiago de Cuba. Considerado o melhor, maior e mais tradicional do país, é também um dos mais antigos da América Latina. A festa afro-cubana homenageia el son, a tradicional música cubana e principal gênero do famoso Buena Vista Social Club. Desfiles de conga, e uma enxurrada de cores vão deixar você maravilhado durante toda a semana no final de julho.

5 Festival Internacional de Balé de Havana

Festival Internacional de Balé de Havana
Festival Internacional de Balé de Havana

O Festival de Balé de Havana foi criado em 1960 por Alicia Alonso, Prima Ballerina de Cuba, e acontece a cada dois anos. As principais apresentações acontecem no Gran Teatro, recentemente renomeado como Alicia Alonso Gran Teatro de La Habana, e no Teatro América. Organizado pelo Ballet Nacional de Cuba, o evento atrai bailarinos, coreógrafos e companhias de todo o globo.

6 Bienal de Arte de Havana

Bienal de Arte de Havana
Mural de rua em Havana

A Bienal de Arte de Havana foi realizado pela primeira vez em 1984 como um concurso para artistas. Hoje é um dos festivais de arte mais importantes e inspiradores de Cuba e da América Latina. O evento acontece a cada dois anos e reúne artistas de vários países, como grande mostra de arte contemporânea. As apresentações acontecem em vários museus e galerias da capital. 

7 Romerias de Mayo

Romerias de Mayo
Romerias de Mayo

Apesar do nome, as Romerias de Mayo têm um caráter mais pagão do que católico. Envolve uma peregrinação ao topo da colina próxima à cidade de Holguin, no leste de Cuba. No entanto, os participantes são predominantemente artistas, dançarinos, atores e intelectuais, em vez de devotos religiosos. Celebram a arte e herança cultural mista de Cuba no lugar da morte, nascimento ou aparição de uma divindade particular.

8 Cubadisco

Cubadisco
Apresentação musical no festival Cubadisco

Ama música cubana? O Cubadisco de Havana acontece em maio, celebrando a rica diversidade da música cubana, de gêneros tradicionais como son cubano e trova à música contemporânea, incluindo rap e eletrônico. É um dos eventos musicais mais importantes do país, funcionando como uma vitrine para talentos emergentes. A cada ano, adota um tema diferente, normalmente um gênero específico ou homenagem a algum país.  

9 Celebrações de 26 de Julho

Celebrações de 26 de Julho
Celebração em 26 de Julho

O dia 26 de julho é uma data importante no calendário revolucionário de Cuba. Trata-se do aniversário do ataque de Fidel Castro ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, no ano de 1953. Ainda que o ato tenha falhado e o ditador Batista Fulgêncio caído apenas seis anos depois, a data é o marco de nascimento do movimento que culminou na Revolução Cubana. Também celebra o nascimento do escritor e patriota cubano José Martí. 

Para celebrar, no quartel Moncada, em Santiago, são lidos os nomes dos mártires da revolução e disparadas armas. Os discursos dos líderes cubanos são transmitidos em todas as estações de televisão nacionais.

10 Matamoros Son Festival

Matamoros Son Festival
Matamoros Son Festival

O Matamoros Son Festival se passa em Santiago de Cuba e homenageia Miguel Matamoros, importante compositor da música cubana. O festival envolve uma infinidade de concertos, palestras sobre música música cubana, apresentações de dança, workshops, lançamentos e competições de estilos tradicionais, como cha-cha-cha, son, salsa, casino, mambo e danzon. Geralmente realizado em outubro em vários locais, incluindo praças, parques e locais de música tradicional.

11 Maratona Marabana

Maratona Marabana
Maratona Marabana

Realizada no terceiro domingo de novembro, com 42 quilômetros de extensão, a Maratona Marabana é uma corrida histórica pelas ruas de Havana. O evento esportivo atrai milhares de participantes, entre atletas locais e internacionais. A rota passa por algumas das áreas mais belas de Havana Velha, Havana Central e Vedado. 

12 Parrandas de Remedios

Parrandas de Remedios
Parrandas de Remedios

Las Parrandas de Remedios” são as famosas festas de Natal da pequena Parrandas e consideradas como as mais antigas de Cuba. É realizada desde 1920, na semana que antecede o Natal. O ápice acontece no dia 24 de dezembro, com desfiles noturnos de carros alegóricos elaborados, foliões fantasiados e fogos de artifício por toda parte. 

As 12 mais famosas festas típicas e festivais de Cuba, como se vê, representam bem o espírito alegre e diverso do país. Já fez suas malas para aproveitar algum deles? 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.