Faça a viagem com seu pet mais fácil – Siga essas dicas importante!
Você sabia que existem maneiras de fazer com que a sua viagem com seu animal de estimação seja mais tranquila? Confira aqui!
Para as famílias que possuem pets, sair de férias sem levar seus companheiros de quatro patas é uma tarefa difícil. Nesse sentido, uma pesquisa feita em 2018 descobriu que quase 95% dos donos de animais de estimação sempre planejaram pelo menos uma viagem com seus animaizinhos. Além disso, muitos cães adoram viajar com seus tutores, mas essa movimentação pode ser bem estressante para eles e para você consequentemente.
Em vista disso, se você começar a se planejar, pode garantir que a sua viagem com o seu pet, sobretudo cães, seja muito mais segura. Portanto, se você pensa em viajar com o seu animal, precisa se antecipar e tomar algumas medidas que irão melhorar essa movimentação. Confira aqui algumas dicas para uma viagem segura e tranquila de carro com o seu pet.
É preciso manter seu pet contido durante o passeio
Não é nada seguro, nem para você, nem para o seu cão, se ele estiver muito agitado e pulando no carro durante a viagem. Em vista disso, você precisa se concentrar em dirigir e não se distrair com o seu pet. Uma maneira de controlar isso é deixá-lo no banco de trás e em uma caixa de transporte adequada, para que ele faça a viagem da forma mais segura possível.
LEIA MAIS: Como transportar o seu pet de maneira segura no carro? Saiba as regras e opções!
Tente fazer diversas viagens curtas para acostumá-lo
Tente passear de carro brevemente com o seu pet antes de sair para uma viagem longa. Dessa maneira, será possível acostumá-lo com as saídas de carro e, consequentemente, deixá-lo mais tranquilo nas viagens.
Alimente o seu pet com uma refeição leve pelo menos três horas antes de sair
Em uma longa viagem, se o seu pet estiver alimentado, ele irá descansar e provavelmente tirará uma soneca para absorver os nutrientes da refeição. Além disso, alimentá-lo no carro pode ser um grande problema. Evite fazer isso.
Evite deixar o seu pet com a cabeça para fora da janela
Embora seja muito fofo ver o pet com a língua de fora se refrescando, isso é bem perigoso para ele. Por mais que isso deixe muitos cães felizes, por exemplo, o seu animalzinho de estimação corre um sério risco, podendo ser atingido por detritos ou até mesmo ser arremessado pela janela caso ocorra uma colisão, por mais fraca que seja.
Deixe seu carro preparado para poder viajar com seu cãozinho
Existem muitos assentos no seu carro, não é mesmo? Se estiver viajando só você e o seu pet, ou até mesmo com algum amigo, parente, etc., saiba que as capas especiais que protegem o banco ou o piso do seu carro podem adicionar o conforto necessário para o animalzinho. Se você está acostumado a viajar com cães, por exemplo, investir em tapetes mais confortáveis pode ser uma ótima saída.
LEIA TAMBÉM: Posso viajar com cachorro em ônibus? – Veja dicas e informações
Nunca deixe seu pet sozinho no carro quando este estiver estacionado
É muito importante não deixar seu cão sozinho dentro do seu carro estacionado. Dependendo da temperatura que o veículo chegar, seu pet pode literalmente morrer.
Carregue os documentos importantes do seu pet
Se você planeja viajar de carro para outro país com seu animalzinho, pode ser preciso mostrar os documentos de saúde e vacinação dele em alguma fronteira. Portanto, carregar documentos é fundamental nessa questão. Se exigirem a documentação de saúde do seu pet e você não estiver com ela, as chances de conseguir passar pela fronteira serão bem pequenas dependendo do local que você vá visitar.