Posso viajar com cachorro em ônibus? – Veja dicas e informações

Confira documentos e procedimentos para embarcar seu pet com segurança.

Atenção, papais e mamães de doguinhos! Esta dica é para vocês! Chega a hora de viajar e sempre fica a dúvida entre levar o cãozinho ou não. Assim, uma das preocupações de quem tem filhotes peludos é se pode ou não viajar com cachorro em ônibus. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre isso. 

É possível, sim, levar seu cachorrinho em uma viagem de ônibus. Porém, antes de embarcar, é preciso tomar alguns cuidados e cuidar dos preparativos com antecedência. Deste modo, você não tem problemas com a empresa rodoviária e, menos ainda, com a própria saúde do bichinho. 

Então, acompanhe com a gente quais são as regras e procedimentos necessários para viajar com seu cachorro de ônibus. 

Regras para viajar de ônibus com o cachorro 

Assim como no transporte aéreo, também há regras a seguir para viajar com o cachorro de ônibus. Porém, é necessário tomar conhecimento da regulamentação tanto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto das empresas. 

Regras da ANTT para viagens interestaduais

Primeiro, só podem viajar de ônibus cachorros de pequeno porte em viagens de ônibus. Para viajar de ônibus com o cachorro em trajeto interestadual, é obrigatório apresentar o Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos fornecido pelo veterinário, emitido pelo menos 10 dias antes da viagem. 

O tutor também deve apresentar a carteira de vacinação atualizada do cãozinho, especialmente a vacina antirrábica.

Regras das empresas de ônibus para viajar com cachorro 

Além das regras da ANTT, cada empresa pode ter sua própria regulamentação quanto ao transporte de animais. Por exemplo, sedação do cãozinho, sempre sob a orientação do veterinário. Ou aquisição de assento para acomodar a caixa de transporte. E até o limite de animais por viagem. 

O tutor também pode ser orientado a assinar um termo de responsabilidade. Diante disso, antes de qualquer planejamento, é bom entrar em contato com a empresa para ter ciência das regras. 

Como meu cachorro vai reagir a uma viagem de ônibus? 

Quer coisa mais gostosa do que curtir as férias na companhia do pet? Porém, a experiência precisa ser boa tanto para você quanto para ele. Então, considerando os hábitos do seu cachorro e a extensão da viagem, é preciso pensar em certos pontos: 

  • Como foi o comportamento do cãozinho em viagens anteriores, caso tenha acontecido?  
  • Como o cachorro se comporta diante de estranhos ou em lugares diferentes de casa? 
  • Seu pet é sensível a barulhos e movimentações intensas? 
  • O cão tem costume e gosta de ficar na caixa transportadora?
  • Qual a idade e tamanho do seu cão?
  • O cachorro tem alguma necessidade de alimentação especial?

Após reunir todas essas informações, o próximo passo é planejar o transporte confortável do cãozinho, ou seja, uma caixa condizente com seu tamanho. Em seguida, organizar sua alimentação e como ele fará suas necessidades fisiológicas durante a viagem, especialmente se for de longa duração. 

Aqui, voltamos à questão da caixa transportadora. Além de ser adequada ao tamanho, é imprescindível que seja fácil de limpar, tenha espaço para alimentação e não deixe vazar xixi ou cocô. 

Outro ponto muito importante é quanto a identificação do animal que deve, então, trazer seu próprio nome, além dos dados do tutor. 

O que levar em uma viagem de ônibus com meu cachorro? 

Seu pet pode ser o maior aventureiro, mas isso não significa que não demande cuidados. Logo, os papais e mamães de pet precisam pensar sempre em como deixar a viagem confortável e segura. A ideia é que o bichinho não sinta tanto a falta de casa levando, por exemplo, sua ração habitual e brinquedos. 

Sabe o que você pode colocar na bagagem do seu pet para uma viagem de ônibus? 

  • Cobertores para o frio 
  • Coleira de identificação e guia 
  • Potinhos de água e comida 
  • Jornal ou tapete higiênico para as necessidades 
  • Medicamentos (inclusive para enjoos) 
  • Contato do veterinário 

Falando em veterinário, faça uma consulta com seu pet antes de viajar. O profissional, inclusive, vai dar orientações sobre uma viagem segura. Não se esqueça, também, dos registros de vacinação e vermifugação que, inclusive, devem estar em dia. 

Posso levar meu gato na viagem de ônibus?

Sim! As regras são basicamente as mesmas! Ao planejar a viagem de ônibus com o gato, acompanhe o peso do animal (máximo de 10kg, assim como os cães) e todos os demais cuidados. Lembre-se de que gatinhos são mais sensíveis a mudanças e a viagem deve ser a mais confortável possível. 

Viu só como é possível viajar com cachorro em ônibus? Basta tomar as devidas precauções para ter uma aventura e tanto com seu cãozinho!

Você pode gostar também