Ar-condicionado ou janela aberta? Saiba quando cada um é mais econômico!
Você sabia ser possível poupar gasolina e mesmo assim refrescar-se dirigindo em um dia quente de verão? Confere aqui!
Quando você se encontra dirigindo seu carro, em um dia quente de verão, existem duas opções para você se refrescar: a primeira é abrindo a janela do seu carro e curtindo o vento que a natureza proporciona, ou simplesmente fechar as janelas do seu carro e ligar o ar-condicionado.
Em síntese, muitas pessoas acreditam que usar o ar-condicionado em seu veículo possui um impacto negativo no consumo do seu carro. E, em tese, isso é verdade tanto para carros que utilizam gasolina quanto para carros elétricos. Então, a maioria das pessoas acredita que a melhor forma de ter eficiência no seu carro e refrescar-se é abrindo as janelas do carro. No entanto, não é tão simples assim para tomar essa decisão.
Confere aqui como realmente poupar combustível e se refrescar ao mesmo tempo!
O ar-condicionado consome mais combustível?
De fato, se você optar por abrir as janelas do seu carro para pegar um vento fresco e deixar seu ar-condicionado ligado, no mínimo, essa atitude irá lhe custar alguns reparos em seu veículo.
Por outro lado, é evidente que se você abrir a janela do seu carro e optar por não ligar o ar-condicionado em um dia de versão quente, você irá se refrescar com o vento que é gerado pelo movimento do carro em relação à estrada. No entanto, é preciso deixar claro que o vento pode acabar ficando um tanto quente, uma vez que o ar da atmosfera possa estar “abafado” devido ao reflexo da luz solar no próprio asfalto.
LEIA MAIS: Como viajar mais gastando menos em cinco passos? Confira!
Na realidade, o ar-condicionado funciona como um componente extra em um veículo, precisando, obviamente, de energia para funcionar, igual a tudo no mundo. Levando em consideração que seu carro é movido à combustão, qualquer função que você esteja fazendo seu carro cumprir, como ligar o telefone e carregá-lo, ligar o ar-condicionado, tudo isso irá utilizar mais o veículo e, consequentemente, irá gastar mais gasolina.
No entanto, é importante deixar claro que foi feita uma série de estudos que observaram se o carro consome mais combustível com as janelas abertas ou com o ar-condicionado ligado. O resultado dos estudos demonstrou que se o veículo está com as janelas abertas, sua resistência contra o ar diminui, o que acaba consumindo mais gasolina. Já em relação ao ar-condicionado, os testes provaram que o veículo consome menos combustível.
Então dirigir com as janelas abertas poupa mais combustível?
Na realidade, de acordo com os estudos realizados nessa área, dirigir com as janelas do carro abertas é mais eficiente quanto estamos percorrendo velocidades lentas com o veículo. Em suma, a condução de carros dentro de cidades pode sim poupar mais combustível se você dirigir seu carro com as janelas abertas, sem o auxílio do ar-condicionado. Nas cidades, geralmente existem mais semáforos, curvas e etc, o que exige uma movimentação lenta do veículo, possibilitando que você se refresque com as janelas abertas e poupe mais gasolina.
LEIA TAMBÉM: O que acontece se a janela do avião quebrar? Conheça alguns casos reais!
No entanto, quando você está dirigindo fora de uma cidade, em uma estrada que permite que você percorra em altas velocidades, a resistência do ar com as janelas abertas aumenta, o que acaba fazendo com que você gaste mais combustível ao estar dirigindo.
Portanto, acredita-se que nas rodovias, com velocidades altas, o uso do ar-condicionado é a melhor opção para você poupar gasolina. Já dirigindo nas cidades, com baixa velocidade, a melhor forma de poupar é desligar o ar-condicionado e deixar as janelas abertas.
O que você achou dessas dicas? Continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este.