O que acontece se a janela do avião quebrar? Conheça alguns casos reais!

Conheça agora o que pode ocorrer caso as janelas do avião se quebrem

O que acontece se a janela do avião se quebrar? Por acaso, se uma janela de um avião comercial quebrar durante o voo em uma velocidade cruzeiro (entre 200 a 280 km/h), as consequências poderiam acontecer de imediato e elas não seriam nada agradáveis.

Apesar de ser considerado um evento raro, já houve registros na história da aviação comercial. Siga conosco para saber as consequências da quebra de uma janela em pleno voo e para conhecer alguns episódios em que isso ocorreu.

O que acontece se a janela do avião quebrar?

A despressurização da cabine (quando tem mais ar saindo do que entrando no avião, em decorrência da diferença de pressão) ocorre imediatamente e existem sérios riscos para os passageiros que se encontram próximos da janela. Isso porque, eles podem ser sugados pela abertura, como mostraremos mais adiante.

Sendo assim, também são grandes as chances de se ter asfixia, devido às altitudes elevadas dos voos, que implicam em um ar rarefeito. No entanto, o sistema liberaria as máscaras de oxigênio (cada passageiro tem direito a uma) e isso seria suficiente para evitar a asfixia de todos os passageiros.

LEIA MAIS:

Por fim, é possível que, ao janela se quebrar, o interior da aeronave apresente temperaturas muito baixas. Inclusive com formação de neblina no interior, decorrente da condensação da umidade do ar.

Diante disso, por parte dos profissionais da aeronave, o comandante tem o dever de colocar em prática os procedimentos específicos para essa situação. Dentre eles estão reduzir a altitude do voo e a sua velocidade.

Isso ajudaria a diminuir consideravelmente o impacto na parte interna das temperaturas baixas, do baixo teor de oxigênio no ar e da pressão reduzida.

Casos reais que já aconteceram

Agora que você já sabe na teoria o que acontece se a janela do avião quebrar, vamos ver alguns episódios em que isso ocorreu. Como dito anteriormente, apesar de muito rara, já houve situações em que as janelas do avião se quebraram durante o voo. Inclusive na cabine de pilotos.

Um dos casos ocorreu em 1990 em um voo da Birtish Airway, quando a janela esquerda da cabine dos pilotos se quebrou. O piloto foi sugado parcialmente para fora do avião. Membros da tripulação agiram rápido e conseguiram salvá-lo, ainda que com fraturas e outros machucados.

Nesse caso o avião não contava com máscaras de oxigênio para todos os passageiros e, por isso, o co-piloto teve que assumir de imediato o controle da aeronave. Com isso conseguiu-se reduzir o voo a uma altitude segura aos passageiros.

Outro caso aconteceu no dia 17 de abril de 2018, em um voo com o modelo de avião Boeing 737. 

Ao se passar vinte minutos depois de decolar, o motor do lado esquerdo explodiu por conta de uma falha nas pás da turbina. Os estilhaços chegaram a atingir a asa esquerda e a fuselagem, levando à quebra das janelas como consequência. O avião estava a 32.000 pés de altura.

CONFIRA: Você sabe qual a máxima altura que um avião voa?

A passageira que se encontrava ao lado daquela janela foi sugada até a cintura, e alguns passageiros conseguiram puxá-la de volta ao assento. A aeronave precisou fazer uma aterrissagem de emergência, porém a mulher não aguentou e veio a óbito.

Quais os motivos para uma janela de avião se quebrar?

Diversos fatores podem levar à quebra de uma janela de avião. Para mencionar algumas, tem-se o choque contra pássaros, janelas defeituosas, passageiros que intencionalmente tentem danificar a janela,  ou até mesmo explosões externas, como é o caso da última história que contamos.

Gostou de saber o que acontece se a janela do avião quebrar? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também