É possível aprender a ser feliz? Estudo ensina todos os passos para isso!
Descubra a fórmula para a felicidade. Saiba como os hábitos aprendidos em cursos como 'A Ciência da Felicidade' podem beneficiar sua saúde mental a longo prazo
Tenho a certeza que em algum dia da sua vida você se questionou sobre a existência de uma fórmula para a felicidade. Mas não se preocupe, pois um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, destaca que vai além e demonstra que a prática consistente de hábitos aprendidos em cursos como “A Ciência da Felicidade” pode trazer benefícios de longo prazo para a saúde mental.
Estudo ensina como você pode aprender a ser feliz
O estudo, realizado em 2018 e publicado recentemente na revista Higher Education, acompanhou 905 alunos dos cursos oferecidos pela universidade. Entre eles, 228 concordaram em contribuir para a serem monitorados a longo prazo, fornecendo informações necessárias sobre o impacto a longo prazo do curso.
LEIA MAIS: Destinos de filmes: Viaje pelas locações dos filmes de Indiana Jones!
Em comunicado, o principal autor do estudo, professor Bruce Hood, comparou a busca pela felicidade ao exercício físico, afirmando ser o mesmo de ir à academia, que não se pode esperar apenas fazer uma aula e ficar em forma para sempre. Assim como a saúde do nosso corpo, devemos trabalhar sem parar a nossa saúde mental, caso contrário a melhoria será apenas por pouco tempo.
Uma nova abordagem para a felicidade
Lançado em 2018, o curso ‘Ciência da Felicidade’ da Universidade de Bristol desafia os métodos educacionais tradicionais, nos dando informações da psicologia e da neurociência sobre o que realmente promove a felicidade humana. Em vez de provas e notas, os alunos são incentivados a explorar atividades diárias que promovam a saúde mental. Os participantes do curso relataram um aumento de 10 a 15% na saúde geral.
LEIA MAIS: 9 destinos para conhecer a Europa sem sair da América Latina
Mas, o verdadeiro teste veio dois anos depois, quando os pesquisadores se reuniram novamente com os estudantes para avaliar como estavam os benefícios que os alunos haviam ganhado. Os resultados mostraram que aqueles que continuaram a fazer o que haviam sido ensinados no curso sentiram-se mais satisfeitos.
Alguns métodos práticos recomendados pelo curso
- Conversar com estranhos
- Pratique atos de bondade, como presentear pessoas ou ajudar em algo no dia a dia
- Tenha sempre uma boa noite de sono
- Tenha contato com a natureza para evitar pensamentos negativos
- Mostre que é grato todos os dias
- Medite sempre que possível para acalmar a mente
Estas práticas não só proporcionam melhorias imediatas à saúde, mas também demonstram benefícios a longo prazo quando incorporadas nas rotinas diárias.