Destinos de filmes: Viaje pelas locações dos filmes de Indiana Jones!

Cenários do intrépido arqueólogo vão desde templos sagrados a universidades

Na mala do intrépido arqueólogo interpretado por Harrison Ford, nunca falta um chapéu e um chicote. Ademais, cenários incríveis! Por isso, te convidamos para embarcar conosco para as locações de Indiana Jones. Inegavelmente, uma viagem dos sonhos por alguns dos destinos – reais e fictícios – que Indy visitou durante seus 42 anos de vida cinematográfica.

Em Busca da Arca Perdida (1981)

Aqui, as locações de Indiana Jones se passam no território dos Hovitos, no Peru. As filmagens do primeiro longa da saga começaram em 23 de junho de 1980 na costa francesa de La Rochelle, onde gravaram as cenas de Indy no submarino alemão.

As locações de Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Embora boa parte da trama se passe na Índia, o governo indiano proibiu as filmagens por considerar o roteiro ofensivo em sua descrição da mentalidade do país. Mas, longe de se intimidar, as filmagens começaram em 18 de abril de 1983 na vizinha Sri Lanka.

O país, então, serviria como a fictícia região indiana de Pankot – lar dos violentos adoradores da deusa Kali. No entanto, a primeira cena se passa nas ruas de Xangai e no interior do clube Obi Wan, homenagem do produtor George Lucas a Star Wars.

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

A Espanha teve a honra de receber o início das filmagens da terceira entrega da saga. A data: 16 de maio de 1988. O local: o deserto de Tabernas em Almería. A cena: a perseguição a cavalo do tanque International Mark 7.

A princípio, muitas outras cenas foram rodadas na Andaluzia. Depois da Espanha, as filmagens viajaram brevemente para a Alemanha.

As locações Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

Uma peculiaridade desta entrega é a filmagem inteiramente nos Estados Unidos. Inicialmente, as externas em diversos cenários naturais e o resto nos estúdios Downey em Los Angeles.

Assim como no primeiro filme, para recriar o Peru, a equipe de filmagem se mudou para o Havaí. A perseguição que Indy e seu filho (Shia LaBeouf) protagonizam com um grupo de agentes soviéticos se passa pelo campus da Universidade Marshall College. Lá, é onde o arqueólogo dá aulas.

As filmagens, entretanto, aconteceram mesmo na Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut. As locações de Indiana Jones por lá decorreram entre 18 de junho e 12 de outubro de 2007.

Indiana Jones e o Chamado do Destino (2023)

Por fim, pela primeira vez na saga, Spielberg abandona a cadeira de diretor. Nesta ocasião, o responsável por reviver Indy é James Mangold, o mesmo de Logan, lançado em 2017.

Uma das primeiras decisões tomadas por Mangold foi voltar a filmar em diferentes cenários internacionais. Por isso, boa parte do filme se passa na Inglaterra e na Escócia.

De fato, a perseguição que supostamente acontece nas ruas de Nova York foi filmada no centro histórico de Glasgow. Posteriormente, Indy continua as aventuras na Grécia, cenário recriado na Sicília. Principalmente Siracusa, Cefalù, Castellammare del Golfo e enclaves de Trapani.

A cidade de Fez, no Marrocos, também recebeu a equipe do filme. Indy sempre foi um personagem especialmente viajante. E, é preciso reconhecer, é mais fácil viajar pelo mundo se você tem um orçamento de quase 300 milhões de dólares.

Então, já teve a oportunidade de conhecer alguma das locações de Indiana Jones?

Você pode gostar também