A interação entre nativos, imigrantes e tropeiros fez da culinária da região Sul uma mistura perfeita de temperos e ingredientes. No Paraná, a gastronomia traz consigo tradições europeias, asiáticas, árabes, indígenas e africanas mescladas que garantem originalidade e sabor especial. Os 10 doces típicos do Paraná ganham toque especial graças a ingredientes muito característicos, como pinhão, milho, uva mel e passas.
Inicialmente, a culinária paranaense era fortemente influenciada pelos índios Tupi-Guaranis e Macro-Jês, além dos negros africanos, imigrantes espanhóis e portugueses. Mais tarde, já no século XIX, imigrantes alemães, italianos, poloneses, ucranianos e russos trouxeram um pouco de sua cultura e costumes na cozinha. Por fim, japoneses e árabes se juntaram a migrantes paulistas, mineiros e nordestinos para adicionar mais ingredientes ao caldeirão.
O resultado foi a profusão de pratos reconhecidos como patrimônio cultural imaterial, incluindo o barreado, pão no bafo e carne de onça e queremos identificar outros. Na doçaria, itens como pudim de pinhão e cuca são legítimos representantes dos doces típicos do Paraná que fazem a cabeça de turistas e paranaenses de diferentes região. Confira, a seguir, maravilhas da confeitaria deste estado e fique com água na boca!
Diferentes regiões do Paraná
Boa parte do Paraná tem forte apelo turístico, além de gastronomia múltipla que representa o Estado. As diferentes regiões mais visitadas são:
- Litoral
- Rotas do Pinhão
- Campos Gerais
- Vale do Ivaí
- Terra dos Pinheirais
- Norte do Paraná
- Corredores das Águas
- Lagos & Colinas
- Norte Pioneiro
- Cataratas do Iguaçu & Caminhos ao Lago de Itaipu.
Doces típicos do Paraná
Doce de pinhão
O pinhão é a semente do pinheiro do paraná por isso, está presente em várias receitas do estado. O doce é feito com a semente do pinhão, leite condensado, leite e açúcar.
Bolacha de araruta
A araruta é uma planta usada com fins medicinais e, também, na cozinha. A fécula de araruta é base de mingaus, bolos e biscoitos sendo, inclusive, importante substituta do leite para intolerantes à lactose. A bolacha de araruta é atrativo para paranaenses e turistas que visitam o estado.
Bolinho de polvilho
Receita simples, de fácil fácil preparo e que combina muito bem com aquele cafezinho do final de tarde. O bolinho de polvilho é verdadeira iguaria do litoral paranaense. Para fazê-lo, basta misturar polvilho, ovos, açúcar e fermento. Cerca de 15 minutos no forno são suficientes para ficar pronto.
Bolo de pinhão
Como já falado, poucos ingredientes são tão típicos da culinária paranaense quanto o pinhão. Cozido ou assado, o fruto dos pinheirais também é ingrediente principal do Bolo de pinhão, doce muito preparado no sul do estado. A receita preparada com o pinhão cozido e moído ganham toque ainda especial.
Cuca alemã
A Cuca Alemã é herança dos pioneiros e figura fácil às mesas e café da tarde de Marechal Cândido Rondon. As receitas são transmitidas de geração em geração trazendo recheios diversos, como ricota, uva, groselha, goiabada, amendoim, chocolate, leite condensado, doce de leite e a farofa como cobertura. O apreço pela cuca é tão grande que há quem a coma até durante o churrasco.
Kutchiá
O kutiá é um doce de origem ucraniana bastante popular no Paraná, preparado com sementes de papoula, trigo, mel e uva passa. Algumas versões trazem ainda amendoins ou nozes picadas. O doce é comumente servido no Natal, mas precisa ser preparada na véspera e vem de entrada.
Pudim de pinhão
Novamente, o pinhão! Aqui, o fruto é moído no liquidificador e adicionado às passas deixadas de molho no rum. Legitimamente paranaense, o pudim de pinhão ganha sabor diferenciado graças a essa combinação de ingredientes.
Strudel
O nome é estranho, especialmente para quem não é muito familiarizados com a língua alemã. O strudel (massa folhada germânica) pode levar diferentes tipos de recheio. Porém, a versão com requeijão é a mais procurada na região do município de Rio Negro.
Flan de manga
Uma das principais sobremesas do Paraná, o flan de manga lembra o pudim, mas com textura um pouco mais cristalizada. Na receita básica, amido de milho, leite, creme de leite, manga madura e gemas de ovos. Vale lembrar que a manga é uma das frutas mais usadas na culinária paranaense, como uma espécie de curinga!
Torta Banoffe
Herança inglesa, a torta banoffe acabou se tornando sobremesa tradicional no Paraná. A receita leva bolacha, manteiga, doce de leite, banana, açúcar e creme de leite. Algumas versões podem levar, ainda, chocolate, café ou ambos.