A culinária cearense é daquelas que, sem dúvida, deixam marcas inesquecíveis. O estado das belas praias também encanta o Brasil com seus sabores e temperos. Ingredientes que compõem uma cultura alimentar que reflete as origens e tradições locais. Obviamente, o mesmo diferencial está nos doces típicos do Ceará que, assim como os pratos principais, formam um verdadeiro manjar dos deuses.
Forte e influenciada por condições geográficas, econômicas e culturais diversas, a culinária do Ceará se caracteriza pelos temperos marcantes e ingredientes muito singulares. O estado carrega, em seus pratos, a herança indiscutível dos africanos escravizados e europeus colonizadores, bem como a gastronomia sertaneja. Seus doces trazem muito dessa história e resultam em sabores para lá de arretados!
Doces Típicos do Ceará
Rapadura
Levante a mão quem nunca provou uma rapadura na vida! A sobremesa mais antiga e tradicional do Nordeste tem receita originada ainda no século XVI. Feita à base de cana-de-açúcar, não é tão fácil de ser preparada em casa, mas pode ser adquirida em qualquer supermercado, feira ou casa especializada.
Bolo mole
O bolo mole, também conhecido como bolo baeta ou bolo de leite, fica entre o pudim e um bolo comum. A receita leva leite condensado, leite integral, farinha de trigo, leite de coco e manteiga.
Doce de caju
Fruta abundante no Ceará, o caju está fortemente presente na culinária do estado, especialmente nas receitas de doces e bebidas. A sobremesa mais comum feita com a fruta é o doce de caju que, embora leve bastante tempo para ficar pronto, cai fácil no gosto das “formiguinhas” de plantão.
Cuscuz
Os cearenses amam um cuscuz com café. O doce leva leite de coco, milho, coco ralado e açúcar. A sobremesa que, na verdade, vira até um lanchinho é encontrada em qualquer restaurante, lanchonete ou casa de família.
Pudim de Tapioca
Coco, muito coco nessa receita que surpreende quem a julga pelos olhos! O doce é feito à base de leite de coco, coco para a massa, tapioca e…. mais coco ralado para enfeitar! Aparentemente simples, o pudim de tapioca tem um sabor tão marcante e irresistível que faz qualquer um se apaixonar na primeira prova! Mais vantagens? É fácil de fazer e não carrega tantas calorias quanto os pudins convencionais.
Rosca de goma
A rosca de goma, ou ainda, bolo de goma, já virou patrimônio da culinária cearense. Famosa principalmente na região de Ibiapaba, a iguaria é produzida a partir da fécula da mandioca. Famílias inteiras se dedicam ao preparo do doce que vai muito bem com o café da tarde.
E aí, já está com fome só em saber quais são os seis doces típicos do Ceará? Conheça também os doces típicos da Bolívia e da Croácia!