Os riscos ocultos de dirigir na reserva: entenda os prejuízos para o seu veículo!

Além de multa, entenda o que pode acontecer com o seu carro por dirigir na reserva

Não é incomum ver um motorista dirigir na reserva, seja por falta de tempo, dinheiro ou por qualquer outro motivo. O que muitos desconhecem é que ignorar a luz de abastecimento e chegar ao ponto de ficar sem combustível é uma infração média com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Porém, se a multa não te fez ficar preocupado com a prática, saiba que o seu automóvel também sofre bastante. A quantidade de quilômetros que um carro consegue rodar na reserva varia, mas é importante destacar que o volume presente no tanque pode ser apenas o suficiente para chegar ao posto mais próximo.

Veja a seguir o que pode acontecer com o seu carro ao dirigir com o combustível na reserva e evite essa dor de cabeça.

5 consequências de dirigir com pouco combustível no tanque

Falha no sistema de injeção de combustível

Se o combustível estiver muito baixo, o sistema de injeção pode falhar, resultando em defeitos na ignição e perda de potência do motor.

LEIA MAIS: Quanta gasolina você deve manter no tanque? Saiba o que acontece com níveis baixos!

Manutenção

A manutenção do carro por si só já é cara, então evitar que haja mais peças para consertar certamente será mais leve para o seu bolso. E isso porque a manutenção para esse caso específico pode chegar aos 4 mil reais. Melhor abastecer, não é?

Entupir o filtro de combustível

É normal que, com o tempo, o tanque do seu carro colete detritos e sujeiras, porém, com menos líquido, os resíduos que ficam (do combustível) vão se acumular no fundo do tanque e existem grandes chances de o filtro de combustível da bomba entupir, levando a uma falha total do motor.

Danificar a bomba de combustível

O objetivo da bomba de combustível é levar a gasolina para o motor. E, por estar submersa no tanque, usa o combustível como resfriador e lubrificante. Então, dirigir com o combustível na reserva pode fazer a bomba superaquecer e gerar uma falha bastante cara.

LEIA TAMBÉM: Por que carregar seu telefone no carro pode ser uma má ideia? Entenda!

Risco de ficar sem combustível

Quando o tanque está quase vazio, há um risco maior de ficar sem combustível enquanto ainda estiver na estrada. Isso pode ser perigoso, especialmente se você estiver dirigindo em uma área remota ou sem postos de gasolina próximos.

Gostou deste artigo e quer ver outros semelhantes? Então clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também