Por que NÃO se deve colocar alimentos quentes no congelador? Entenda!

Confira qual é a principal consequência deste ato.

O costume de colocar os alimentos no freezer ou no congelador para congelá-los é algo muito comum na vida das pessoas. Essa é uma excelente forma de preservar a comida por mais tempo, mantendo sua segurança e evitando desperdícios. Porém, existem alimentos que costumam durar mais tempo congelados do que outros, por isso, é preciso que as pessoas fiquem bem atentas a isso. Assim, neste artigo, vamos falar sobre as consequências de colocar alimentos quentes no freezer.

Os alimentos colocados na geladeira ou no congelador sempre estarão muito seguros por conta da temperatura, tanto de bactérias como de mofo, e esse é um fator com o qual as pessoas não precisam se preocupar. Porém, o que sofre alteração e que é preciso tomar cuidado é a qualidade da comida. Isso porque algumas aguentam um bom tempo no freezer ou na geladeira, enquanto outras não possuem a mesma durabilidade.

Na maioria das vezes, alimentos com um menor teor de água aguentam mais tempo congelados sem perder a qualidade. Porém, existe um erro que as pessoas costumam cometer de forma muito constante: colocar alimentos ainda quentes para congelar.

LEIA MAIS:

Forma correta de congelar alimentos no freezer

A forma correta e indicada de armazenamento é resfriar os alimentos, ou seja, deixá-los na geladeira por um tempo, para depois colocá-los no freezer. Isso porque, quando você coloca alimentos quentes no seu freezer, pode fazer com que a temperatura geral dele aumente, descongelando os demais alimentos que também estão lá e podendo fazer com que eles estraguem.

Assim, esses outros alimentos, ao descongelarem, podem ficar em uma temperatura na qual as bactérias se multipliquem rapidamente, deixando de ser seguros e, provavelmente em poucos minutos, tornando-se impróprios para consumo.

Caso tenha gostado deste conteúdo e queira ver mais, acesse o Rotas de Viagem!

Você pode gostar também