Como lidar com pessoas negativas? Veja 3 atitudes fundamentais!
As relações que construímos têm total influência com a nossa saúde mental e bem-estar. Por isso, é preciso ter muito cuidado com as pessoas negativas!
Sabe aquela pessoa que vive reclamando, nada para ela está bom, só anda ofendendo outras pessoas e tem uma visão extremamente pessimista em relação a tudo? Pois fique alerta e aprenda a lidar com pessoas negativas.
Acontece que uma pessoa negativa pode controlar os seus sentimentos, pensamentos e emoções e, com isso, você pode se sentir limitada para alcançar os seus objetivos – por mais simples que eles pareçam ser.
Estar em contato frequente com pessoas negativas, não é nada bom para o seu crescimento pessoal e profissional, visto que, esse é um relacionamento extremamente tóxico.
Afinal, para todos os planos que você cria, a pessoa negativa corta as suas asas e lhe diz que você não conseguirá ou que não tem capacidade para cumpri-los. E muitas vezes, essas falas vêm disfarçadas em um tom amigável e persuasivo, naquele velho “só estou falando para o seu bem”.
LEIA MAIS:
- Dez dicas infalíveis para lidar bem com dinheiro e amizades nas viagens em grupo
- Mau humor? Saiba o que fazer para melhorar esses momentos!
Sendo assim, para você saber lidar da melhor forma com essas situações, no artigo de hoje, nós vamos te mostrar como lidar com pessoas negativas e ter mais sucesso em seus objetivos. Confira a seguir!
Evite passar muito tempo com elas
Às vezes, as pessoas negativas são membros da nossa própria família ou colegas de trabalho. E aí, já viu né? Não dá para se afastar completamente delas ou algo do tipo (embora existam determinados casos que seja, sim, necessário).
Desse modo, o melhor a se fazer é limitar o tempo que você passa com elas. Sendo assim, se a pessoa negativa estiver em seu trabalho, por exemplo, procure ter contato com ela apenas para assuntos profissionais.
Troque de assunto, isso vai te ajudar a lidar com pessoas negativas
Se você perceber que a pessoa negativa está invadindo muito o seu espaço, não meça esforços para trocar de assunto ou demonstrar uma opinião mais positiva do que a dela.
Por exemplo, se você estiver a procura de um emprego e ela te falar que você não vai encontrar, pois o trabalho está muito difícil, responda com muita educação: “Difícil não significa impossível, e na hora certa eu sei que vou encontrar!”.
Seja auto responsável
Embora uma pessoa negativa possa influenciar em sua vida, a culpa não é inteiramente dela. Afinal, você também está permitindo que ela controle as suas decisões. Sendo assim, não tente controlar a pessoa negativa, mas sim a maneira com que você reage a ela. Seja auto responsável por suas ações e alinhe-as sempre para uma visão positiva.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!