Dez dicas infalíveis para lidar bem com dinheiro e amizades nas viagens em grupo

Durante uma viagem em grupo, o dinheiro pode ser motivos de tensão, por isso, é importante atentar-se para aproveitar as férias sem se preocupar com finanças.

O dinheiro pode ser motivo de grande estresse durante uma viagem em grupo, especialmente se não têm a mesma quantia para gastar. Se, no roteiro, as coisas acabam custando um pouco mais do que o esperado, a tensão pode surgir de maneira irremediável. Para não perder o amigo, siga dez dicas infalíveis para lidar bem com seu dinheiro e amizades nas viagens em grupo.

Em uma viagem de grupo, é importante estar preparado para tudo. Isso significa seguir planejamentos orçamentários para desfrutar da paisagem, ao invés de se preocupar com o dinheiro que resta na sua carteira ou de seus amigos. A melhor maneira de evitar problemas é, sem dúvidas, seguir um plano e se comunicar. Para não estragar a viagem ou perder os amigos, trouxemos algumas dicas infalíveis para lidar bem com seu dinheiro.

Dicas infalíveis para lidar bem com dinheiro e amizades na viagem em grupo

1 Decida com antecedência um orçamento aproximado

Provavelmente, cada pessoa no grupo tem uma quantidade de dinheiro. Sendo assim, ao mesmo tempo em que é injusto esbanjar o quanto você tem, também não é legal ser impedido de fazer o que quer pelo orçamento apertado do outro. Por isso, é necessário reconhecer os orçamentos e metas diferentes quando se trata de viajar em grupo. Decidir um orçamento diário aproximado ajudará no planejamento, descobrir o que podem e não fazer juntos. 

2 Entenda os diferentes orçamentos uns dos outros

Após decidir o orçamento, tente cumpri-lo. Não insista com o colega se ele desistir de um passeio por razões financeiras. Deixe-o se planejar com seu próprio orçamento e fazer o que quiser. Nem todos podem gastar a mesma quantia ou fazer as mesmas coisas que você e é importante respeitar isso. Também não cause tensões no grupo ao chamar a atenção para o seu amigo, ou fique ofendido se eles fizerem isso com você

3 Respeite o orçamento definido

Ao concordar com o orçamento diário mencionado no item anterior, é imprescindível respeitá-lo. Caso um amigo se decida sair de determinada atividade, entenda que pode ser uma simples falta de dinheiro. Logo, os demais membros do grupo podem trabalhar com o orçamento deles e você pode trabalhar com o seu. 

4 Registre o que você deve e o que é devido

Você pode não se incomodar com alguns centavos gastos aqui e ali, mas é provável que alguém do grupo fique. Sempre há quem sinta que pagou a mais ou que outros gastaram menos na divisão de contas. Por isso, mantenha um registro escrito dos gastos de todos para tornar tudo mais justo e atualizar todo mundo. Alguns aplicativos, como o Splitwise, podem ajudar nessa tarefa.

Para facilitar sua programação de viagem em grupo, nós da equipe Rotas de Viagem separamos 8 Aplicativos perfeitos para uma viagem em grupo sem stress e discussões

5 Tenha uma reserva

Durante uma viagem em grupo, pode ser difícil controlar suas finanças, pois em algumas situações, você fica tentado a beber e comer mais. Isso pode acontecer pela mera sugestão dos outros membros para experimentar algo quando talvez você realmente não precise. Apesar de imprevistos, esses serão os melhores momentos da viagem, por isso, tente economizar um pouco para dizer sim a noites e atividades aleatórias.

6 Não seja mesquinho

Se está com um orçamento apertado, avise seus amigos no início e tente não mencionar isso durante a viagem. Se você for sempre tenso com tudo, acaba estragando a experiência de todos, incluindo a sua. Quando não puder pagar por um almoço, por exemplo, escolha um item mais barato do menu, diga que está pagando para si mesmo sem ter que dividir e não faça disso um grande problema.

7 Aproveite descontos para grupos

Como parte de um grupo, você pode economizar dinheiro em tudo, desde transporte a atividades e acomodação. Ao fazer sua pesquisa, procure por descontos para viagens em grupo e aproveite ao máximo. Algumas pequenas concessões, como dormir em sofás-cama em apartamentos alugados, pode ajudar a economizar bastante.

8 Use carro quando possível para se deslocar entre cidades

Em algumas viagens de grupo, alugar um carro pode poupar mais dinheiro do que gastar em passes de trem, por exemplo. Ainda, principalmente em roteiros internacionais, a locação economiza nas taxas de bagagem e alimentação, pois é possível levar comida para beliscar durante o deslocamento.

9 Transporte público para passear dentro da cidade

Algumas cidades oferecem uma excelente infraestrutura de transporte, que são uma mão na roda para quem quer se deslocar com facilidade, rapidez e gastando pouco. Converse com seus amigos e vejam a possibilidade de usarem esse meio. Em grupos maiores, é um ponto positivo a mais, pois permitem que todos se desloquem juntos!

Vale destacar, inclusive, que, em alguns lugares, como em Londres, alugar um carro é inviável, e a malha de transporte público funciona excelentemente bem!

10 Comunique-se

Chegue a um acordo sobre o que fazer, como um grupo, para economizar dinheiro. Avaliem juntos, por exemplo, se podem optar por albergues, viajar em companhias low cost ou usar transporte público. Assim, todos saberão exatamente onde estão se metendo e, como diz o ditado, combinado não sai caro. 

Você já teve que lidar com questões financeiras ao viajar em grupo? Como foi sua experiência? Alguma dica infalível para lidar com dinheiro e amizade em viagens em grupo que podemos adicionar a lista?

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.