Você sabia? A Coreia do Sul possui um jeito peculiar em contabilizar a idade das pessoas! Mas como? Bom, no momento em que um bebê nasce, já é considerado que o mesmo possui um ano. E, a cada ano novo (primeiro de janeiro), este bebê já completa o seu segundo ano.
Sendo assim, se por acaso o bebê nascer no mês de dezembro, ele pode completar dois anos de idade em menos de um mês? Correto! Mas, estranho não é? Essa é uma das três formas que o país escolheu para contabilizar a idade da pessoa. Veja a seguir.
Como é a forma de contar idade coreana?
Como mencionamos logo acima, a Coreia do Sul conta com três formas diferentes de contar a idade de alguém. Tem-se o método internacional (utiliza a data de nascimento da pessoa); o estilo oficial (o recém-nascido nasce com 0 anos de idade e no primeiro dia do mês de janeiro completa um ano).
LEIA MAIS:
- Conheça 10 doces típicos da Coreia do Sul
- Como é a aposentadoria na China, o país de um filho por família
E agora, a terceira e última forma utilizada é a idade coreana, a mais utilizada atualmente no país. Nese caso, todos os bebês possuem automaticamente um ano de idade no momento que nascem e ganham mais um ano de vida em todo ano novo, independente de qual seja a data de nascimento.
Será que causa alguma confusão?
Com certeza a idade coreana traz muita confusão, inclusive não querem utilizar esse método por mais tempo. O próprio país pretende abolir essa forma de contabilizar a idade. O motivo disso é que a mesma já ofereceu consequências sociais e econômicas pelo fato de não conseguir mensurar corretamente a idade das pessoas.
Além disso, essa bagunça ficou ainda mais à vista durante esta pandemia. Isso porque as autoridades de saúde precisaram utilizar a idade internacional e a idade coreana como forma de definir a faixa etária das pessoas para assim receberem a vacina contra a Covid-19 e houve muita confusão.
Essa suposta ideia de retirar a idade coreana não é tão nova, entretanto. Desde o ano de 2019, existem projetos de leis que constantemente circulam na Coreia do Sul com a finalidade de utilizar a idade internacional e assim reduzir as complicações.
Gostou de conhecer como é a idade coreana? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!