Beber café pode te fazer gastar mais dinheiro – Entenda o motivo!
Estudo aponta a relação entre impulsividade nas compras e consumo de café
Além de torrar os grãos, você sabia que beber café pode te fazer torrar dinheiro? Bem, segundo pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, existe uma relação entre o consumo dessa bebida e a impulsividade na hora das compras. Inclusive, este é um conhecimento que muitas lojas já possuem e o utilizam na hora das vendas. Quer saber o motivo desse problema? Veja abaixo como o café o torna impulsivo.
A pesquisa que diz que o café te torna impulsivo
Os pesquisadores realizaram três experimentos em lojas de varejo dos Estados Unidos, setor que está se destacando por estarem instalando cafeterias próximas às suas localidades. Através da análise das compras e comportamento dos clientes, aqueles que bebiam um copo de café (que era distribuído gratuitamente antes de entrarem na loja), gastavam até 50% mais e comprovam cerca de 30% mais mercadorias do que aqueles que não consumiram cafeína.
LEIA MAIS: Isso é o que acontece quando se bebe café antes de comer!
Isso acontece porque a essa substância age como um estimulante em nosso cérebro, liberando dopamina constantemente para ele. Logo, como este neurotransmissor está relacionado também à sensação de recompensa, a cafeína acaba aumentando bastante a impulsividade, o que diminuiu o autocontrole dos voluntários. Dessa forma, acabavam gastando bastante nas compras.
Inclusive, a impulsividade foi vista não só no valor gasto em produtos, mas também nos tipos de itens escolhidos. Segundo Dipayan Biskas, autor da pesquisa: “Como resultado, a ingestão de cafeína leva à impulsividade de compras em termos de maior número de itens comprados e maiores gastos”.
LEIA MAIS: O que acontece se beber café demais? Veja 5 efeitos colaterais!
Isso porque, durante os experimentos, foi possível observar que aqueles que ingeriram a bebida se mostraram mais dispostos a pagar por produtos que não são considerados essenciais, como brinquedos. No final, foi uma diferença significativa nas compras, já que o grupo que bebeu café gastava em média 70 dólares a mais que o outro.
Ou seja: ingerir cafeína antes de fazer compras pode não ser uma boa ideia quando você deseja economizar.
Caso tenha gostado desse conteúdo, você pode acompanhar outras publicações em nosso site. Explore o Rotas de Viagem e tenha acesso a muitas outras delas.