Uma das melhores coisas que podemos fazer quando viajamos é, sem dúvida, experimentar a culinária local. Principalmente em países cuja cultura mostra a originalidade e diversidade de um povo, muito bem representadas nas comidas e bebidas. Exemplos marcantes são as bebidas típicas da Austrália.
Conhecida como Land Down Under, a Austrália, assim como o Brasil, é um país de dimensões continentais. Em razão de sua vasta extensão territorial, existem diferentes paisagens, modos de vida, história e, claro, costumes gastronômicos.
Tanto quanto seu povo, é imensa a variedade de bebidas encontradas na terra dos cangurus.
Por lá, encontramos desde cafés variados até vinhos do sudoeste, passando por licores, marcas de cerveja famosa e bebidas destiladas bem encorpadas.
Bebidas típicas da Austrália
No intuito de organizar a lista de bebidas tradicionais australianas, separamos itens alcoólicos de não alcoólicos.
Bebidas alcoólicas da Austrália
Cervejas famosas, destilados e vinhos oriundos do clima mediterrânico do sudoeste australiano são exemplares da lista de bebidas alcoólicas do país.
Mango and Ginger Cider
As cervejas australianas são conhecidas pelos sabores não tão convencionais no resto do mundo, mas fáceis de serem apreciadas. Um exemplo é a Mango, Ginger Cider, a preferida nos almoços e reuniões de domingo. Seus principais ingredientes são manga, gengibre e cidra.
Cider
A cider é bem parecida com a nossa sidra, ou seja, um fermentado de maçã que, na Austrália, pode ser encontrado em sabores diversos. Sua popularidade se deve aos traços mais doces e deve ser consumida gelada.
Goon Wine
O goon wine é um vinho tradicionalmente australiano muito famoso entre jovens e mochileiros. De fato, é um vinho de caixinha, embalado em uma bolsa laminada envolta em papelão que tem um bico dosador.
Uma de suas variedades é o Continue. Bom para quem quer beber sem pagar muito, lembrando que a qualidade também é inferior.
Vinhos
Ainda no quesito vinhos, os rótulos australianos são excelentes e exportados para todo o mundo. As vinícolas são herança das uvas trazidas pelos ingleses que, então, deram início à viticultura.
Os estados de Nova Gales do Sul e Victoria, além das regiões de Adelaide e Tasmânia possuem as melhores vinícolas, com destaque para:
- Yarra Valley
- Vales Barosa
- Claire
- Coonawara
Vale destacar que os australianos consomem mais vinho do que cerveja, sendo os melhores dos tipos riesling e shyraz. Atualmente, existem cerca de 2.400 vinícolas em todo o país.
Cerveja australiana
Já falamos que a Austrália possui rótulos respeitados na cervejaria, certo? Entre as marcas mais famosas, estão a Foster, Tooheys (New South Wales), Victoria’s (amarga e apreciada em todo o país), XXXX (sim, o nome é esse, com sabor suave e preferência em Queensland) e Cascata (Ilha da Tasmânia).
Outras bebidas destiladas
As bebidas destiladas australianas são também muito prestigiadas, graças ao sabor forte e qualidade. Entre as mais conhecidas, temos:
- Gim Archie Rose: sabor macio e coloração rosada
- Lilly Pilly: gin fabricado na região de Queensland
- Hipocampo: vodka de trigo orgânico amplamente consumida no país
- 666 Vodka: bebida produzida com águas do Cabo Grim. A marca é responsável por sabores curiosos, como vodka de manteiga ou café
- Rum Bundaberg: conhecido como Bundy
- Brandy Tamborine Mountain: com sabor de damasco
Bebidas não alcoólicas da Austrália
Nem só de álcool vive o ser humano, por isso, listamos as principais bebidas sem álcool encontradas na Austrália.
Lemon, Lime and Bitter
Suco concentrado de lima, limonada e bitter (Angostura) são os ingredientes de um drink muito refrescante e conhecido na Austrália. O Lemon, Lime and Bitter ou, simplesmente, LLB, é figurinha fácil nos bares e restaurantes do país.
Ainda que o bitter tenha 44% de teor alcoólico, é considerado uma bebida sem álcool. Pode ser engarrafada ou produzida na hora.
Ginger Beer
A ginger beer é definitivamente uma das bebidas mais populares do país. Mas, como assim, uma cerveja de gengibre listada entre drinks não alcoólicos? Isso acontece graças ao baixo teor (inferior a 0,5%) de álcool.
O nome vem do processo de fabricação, sendo a fermentação do gengibre misturada à cana-de-açúcar e água.
Nas opções de ginger beer, a Bundaberg é uma marca especializada na bebida e sua variações. A cerveja de gengibre é facilmente encontrada em bares, supermercados e restaurantes pelo país.
Cafés
Uma das principais características dos cafés australianos é a variedade, de forma que podem ser encontrados sob os mais diversos nomes. Para não se perder na hora de pedir, é bom dar uma olhada na lista com os principais:
- babyccino: café para crianças produzido sem cafeína, levando leite fervido e sua espuma. Pode ser complementado com café descafeinado ou canela.
- cappuccino: não tem segredo. A bebida é preparada como no resto do mundo, ou seja, com chocolate em pó, espuma e leite fervido, além de uma dose de café.
- double espresso ou doppio: forte, vem com duas doses de café
- macchiato: uma dose de café com espuma de leite
- long black: servido em xícara grande, vem com uma dose de café completo com água
- espresso ou short black: nosso pretinho básico de todo dia, o café puro
- mocha: café, leite fervido e chocolate quente
- piccolo latte: um latte menor, porém mais concentrado e geralmente servido em xícaras pequenas
- latte: parecido com o café com leite, leva espuma no topo. É a bebida com a qual se faz desenhos na superfície, chamados de latte art
- flat white: nosso querido café com leite, é servido no copo
Curiosidades sobre bebidas na Austrália
✦ É comum a prática do bring your own (BYO), ou traga sua bebida para restaurantes e festas
✦ A água é gratuita nos estabelecimentos, uma vez que a tap water (água de torneira) é totalmente potável
✦ Não é permitido consumir bebidas alcoólicas em lugares públicos, como parques e praias, ainda que os australianos amem beber. Então, não abra uma long neck em locais que apresentem a placa com os dizeres: alcohol free zone.
Como se vê, encontramos bebidas típicas na Austrália de todos os tipos. Para mais curiosidades, continue conosco e confira as bebidas mais caras do mundo.