Bebida popular aumenta chances de desenvolvimento de câncer; saiba mais!
Limitar a ingestão desta bebida pode ser uma medida eficaz para diminuir o risco de desenvolvimento de câncer.
O consumo de bebidas alcoólicas contendo etanol é considerado uso de substâncias psicoativas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa prática pode causar efeitos nocivos à saúde do corpo. Isso porque o etanol, ou álcool puro, é metabolizado no fígado, produzindo acetaldeído, um subproduto tóxico.
A acumulação excessiva de acetaldeído interrompe o processo de ligação do DNA, assim as células não se replicam corretamente. Logo, esse processo danifica os tecidos, tornando as células superficiais do corpo mais suscetíveis à absorção de substâncias cancerígenas.
Existem evidências epidemiológicas que mostram que o consumo de álcool pode causar vários tipos de câncer e foi classificado como carcinógeno do Grupo 1 pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).
LEIA MAIS: Água com gás: O que é mito e o que é verdade sobre a bebida? Confira!
A relação entre o uso de álcool e o câncer apresenta uma forte “associação dose-resposta”. Isso, então, significa que quanto mais álcool uma pessoa consome regularmente ao longo do tempo, maior é o risco de desenvolver um câncer associado ao álcool.
Tipos de câncer associados à bebida alcoólica
- Cabeça e pescoço: pessoas que bebem moderadamente têm maior probabilidade de ter câncer na faringe e cordas vocais do que as pessoas que não consomem esse tipo de bebida.
- Esofágico: o risco de consumidores de álcool contraírem esse câncer é cerca de 1,3 vez maior do que aqueles que não o consomem.
- Fígado: o fígado é um dos órgãos mais afetados em pessoas que consomem alta quantidade de bebida alcoólica.
- Mama: em pessoas que bebem levemente, o câncer de mama aumenta o risco em 1,23 vez e, em pessoas que bebem bastante, 1,6 vez.
- Colorretal: parte do corpo em risco de câncer de 1,2 a 1,5 vez maior em comparação a pessoas que não consomem álcool.
LEIA TAMBÉM: Cerveja mais popular do mundo surgiu por acidente – Você sabia?
Como reduzir o risco
Para reduzir o risco de câncer e outros problemas de saúde, recomenda-se o consumo moderado. Assim, o consumo moderado de álcool é: até uma bebida por dia para mulheres e até duas bebidas por dia para homens.
É importante ressaltar que a moderação no consumo de álcool não é uma garantia de que não haverá risco à saúde. Entretanto, pode ajudar a minimizá-los. Além disso, aqueles que decidem consumir álcool devem estar cientes dos limites de consumo e dos riscos associados ao seu uso excessivo.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!