Água com gás: O que é mito e o que é verdade sobre a bebida? Confira!

Suas ideias sobre essa bebida podem estar erradas.

Você gosta de água com gás? Já ouviu alguém falar que essa bebida pode prejudicar a saúde dos dentes? Para aqueles que desejam fugir dos refrigerantes ou procuram um substituto para as bebidas alcoólicas, a água com gás se torna a opção mais viável, afinal, ela não contém açúcares e possui um sabor mais amargo.

Hoje sabemos que o seu consumo não afeta a saúde dos dentes ou qualquer outro órgão. Entretanto, as sodas e os refrigerantes gaseificados podem ser prejudiciais devido ao açúcar. Veja o que dizem os especialistas!

Gás carbônico

Por ser uma bebida que possui gás carbônico, muitas pessoas ficam em dúvida sobre ela trazer ou não algum malefício para a saúde. Algumas afirmam que, por causa da suposta presença elevada de sódio, a água com gás poderia ser prejudicial para os rins. Então, essa bebida faz ou não mal à saúde?

LEIA MAIS: Mito ou verdade? 4 truques caseiros de limpeza desvendados; confira!

O professor de engenharia química, João Poço, explica melhor sobre o assunto:

As águas naturalmente gaseificadas geralmente são encontradas em regiões com fontes termais. Um dos motivos para isso é que as rochas desses locais se decompõem devido ao calor que vem do centro do planeta e se combinam com a água dos lençóis freáticos.

Portanto, existem águas naturalmente gaseificadas e industrialmente gaseificadas.

Águas artificialmente gaseificadas

O processo da gaseificação de águas, quando não naturais, acontecerá por meio da adição do gás carbônico ao líquido. Atualmente, já existem máquinas que são capazes de injetar gás na água de forma simples, sem oferecer qualquer risco à saúde.

LEIA TAMBÉM: 5 mitos sobre carros que você precisa parar de acreditar; confira!

Água com gás possui mais sódio?

Essa bebida não é nada além de água com gás carbônico, sendo assim, possui as mesmas características da água convencional. E a adição de gás à água não altera o seu nível de sódio ou prejudica os dentes, por exemplo.

Por outro lado, algumas pessoas podem experimentar desconforto gastrointestinal, como inchaço ou flatulência, ao bebê-la. Isso ocorre porque o dióxido de carbono pode aumentar a produção de ácido no estômago e levar a sintomas de refluxo ácido.

Além disso, algumas marcas de água com gás podem conter açúcar ou adoçantes artificiais, o que pode aumentar o risco de problemas de saúde, como obesidade e diabetes, se consumidos em excesso.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também