Ar condicionado gasta mais combustível? Nem sempre isso é verdade – Entenda!
Ao contrário do que muitos condutores acreditam: tudo depende do ambiente em que você está dirigindo!
Não é de hoje que o ar condicionado é considerado o grande vilão dos veículos, mas será que ele gasta mais combustível mesmo? Ainda se acredita que ele possa influenciar para um maior consumo de combustível, além de fazer com que o automóvel perca a potência.
No entanto, a afirmação de que o ar condicionado gasta mais combustível deixou de ser uma verdade absoluta. Atualmente, isso dependerá muito do local em que você vai dirigir. Dependendo da força do vento, o ar condicionado pode até mesmo causar menor gasto de combustível, ao invés de aumentar.
Saiba mais a seguir!
Veja em que lugar o ar condicionado gasta mais combustível.
Tudo depende se você vai dirigir na cidade ou estrada.
De modo geral, a média é que o sistema de ar condicionado possa aumentar o consumo de combustível do carro em até 10%. Ou seja, se você abastecer 10 litros de gasolina ou etanol, cerca de 1 litro será de uso do ar condicionado. No entanto, essa é uma estimativa para quem vai dirigir em ambientes urbanos.
LEIA MAIS:
- 6 truques infalíveis para economizar combustível em carro com câmbio automático
- Alto consumo de combustível: Confira 3 possíveis causas do problema!
Isso porque, nas cidades, há uma menor resistência aerodinâmica em comparação a estrada, o que possibilita que os vidros fiquem abertos sem grandes dificuldades.
Por outro lado, não podemos dizer o mesmo para quem vai dirigir em estradas. Isso porque quando o carro está em velocidade superior a 80km/h, cria-se uma grande resistência do vento, que passa a empurrar o veículo na direção contrária a que ele está indo.
Diante disso, se as janelas estiverem abertas, irá gerar uma área de turbulência. Consequentemente, exigirá que o motor trabalhe com mais rigidez, de modo a vencer a força do vento. E o resultado de tudo isso você já deve imaginar: aumento do consumo de combustível.
Portanto, em se tratando de estrada, o efeito é o inverso, o ar condicionado gera uma menor resistência do vento e, assim, o consumo de combustível é reduzido.
Assim, usar o ar condicionado nem sempre é sinônimo de um maior gasto de combustível, visto que, tudo dependerá do ambiente em que você vai dirigir.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!