5 maneiras de ter sua motivação de volta diariamente
Estar desmotivado com a vida é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Confira aqui como reencontrar a motivação.
Na esfera interpessoal, é fácil perceber quando os outros estão desmotivados, deprimidos e sem vontade de realizar as atividades cotidianas. No entanto, o que não fica claro é como lidar com essa situação quando isso acontece conosco. Nesse sentido, se você se encontra desmotivado ultimamente, sem vontade de fazer coisas que fazia outrora, precisa tomar algumas atitudes que contribuam com a melhora desse quadro.
O conceito de motivação está atrelado à ação de alguém querer fazer algo. Ou seja, esse sentimento é como um combustível que dá força ao corpo e à mente para a realização das atividades. Em contrapartida, a falta de motivação encontra-se ligada à ideia de não desejar fazer nada. Essa falta está alinhada com o esgotamento e o definhamento da vontade de querer e produzir. Portanto, a saúde mental está intimamente ligada ao aumento ou declínio da motivação.
A falta de motivação pode ter causas em fatores externos, que potencializam os fatores internos. Esses fatores podem estar ligados a trabalho, faculdade, término de relacionamentos, etc. Nesse sentido, se você se sente desmotivado ultimamente, esse texto pode te ajudar. Separamos algumas dicas de como tentar se motivar todos os dias.
LEIA MAIS: 5 exemplos de inteligência emocional que todo mundo deveria ter – Confira!
Confira 5 dicas para se motivar quando tudo parece estar dando errado
Pratique a autoconsciência
No mundo moderno, tornar-se uma pessoa autoconsciente é uma tarefa complexa, e muitas pessoas acabam se perdendo nesse processo. A autoconsciência é um estado que, em tese, beneficia o raciocínio lógico na tomada de decisões, auxiliando o lado emocional.
Nesse sentido, se a falta de motivação estiver ligada a um bloqueio interno relacionado a alguma sensação negativa que você está sentindo sobre algo ou alguém, conhecer a si mesmo pode ser uma estratégia para reencontrar a motivação.
Ocorre que, na maior parte dos casos, o pensamento lógico, por mais seletivo e egocêntrico que possa parecer, é fundamental para decidir algumas questões cruciais na vida.
Certifique-se de que você está cuidando de sua saúde física
Por mais que os padrões estabelecidos socialmente se alterem com o transcorrer do tempo, sentir-se bem com o seu próprio corpo, tanto em âmbito interno quanto externo, é parte importante do processo de motivar-se.
Ninguém se sente motivado quando não se sente bem com o próprio ser. Portanto, para auxiliar nessa questão, alguns estudos apontam que pessoas passam a se sentir melhores consigo quando começam a praticar atividades físicas.
Crie um ambiente propício à motivação
Criar um ambiente propício à motivação é importante para o bem-estar. Isso porque a falta de motivação encontra-se ligada à falta de saúde mental. Já a falta de saúde mental, muitas vezes, relaciona-se a ambientes caóticos. Portanto, criar um ambiente adequado, confortável, organizado e seguro mostra-se importante nessa jornada.
Coloque seus pensamentos no papel
Existem alguns truques que podem auxiliar no processo de despertar a motivação novamente, e escrever os pensamentos é um deles. Um estudo feito com 300 participantes mostrou que pessoas que anotavam os seus objetivos regularmente tinham 42% mais chances de alcançá-los em detrimento daquelas que não possuíam essa prática.
LEIA TAMBÉM: 3 sinais de que você está se tornando uma pessoa melhor – e não é fácil!
Deixe-se apoiar pelos outros
Por fim, o mais importante nesse processo é deixar que os outros prestem apoio a você. Passar por momentos conturbados sozinho é muito mais difícil do que enfrentar os problemas da vida com a ajuda de familiares e amigos. Existe um antigo ditado viking que descreve muito bem essa situação: “A felicidade dividida é felicidade em dobro. A tristeza divida é meia tristeza”.
Caso tenha gostado deste artigo e queira ver outros como este, continue navegando pelo Rotas de Viagem!