12 Bebidas Típicas da Espanha

Viajar é fazer uma imersão na cultura de um país. As bebidas tradicionais são um dos principais aspectos para apreciar. Conheça os destaques da Espanha.

A gastronomia espanhola é deliciosa e apreciada no mundo todo. Para completar a experiência, nada melhor que uma bebida para acompanhar as refeições. Seja como acompanhamento ou como protagonista, as bebidas típicas da Espanha são um convite a conhecer os sabores do país.

Embora existam infinitas variações dependendo da região visitada, um ingrediente é unânime entre as bebidas tradicionais: o vinho. Puro ou incrementado com outros itens, ele é base da maioria das preparações.

Além disso, as bebidas estão muito relacionadas com o lugar e com a estação do ano. Enquanto no litoral as mais refrescantes são as preferidas, durante o inverno e nas regiões mais frias os destilados ganham espaço.

Conheça algumas das melhores bebidas espanholas.

Bebidas Típicas da Espanha

Sangria

O verão europeu é um dos mais badalados do mundo. Refrescante, a sangria é a bebida ideal para passar o dia em uma das belas praias espanholas. Apesar disso, por ser bastante versátil, também é muito apreciada nas demais estações do ano.

A sangria consiste em um preparado à base de vinho, frutas picadas, açúcar e canela. Em algumas receitas a bebida é incrementada com algum licor ou refrigerante de laranja ou limão. Tradicionalmente servida em jarras, tem um sabor doce e bastante suave.

Sangria Espanhola

Tinto de verano

Esta é outra bebida que é a cara do verão espanhol. Como o próprio nome indica, tinto de verano é feita à base de vinho e refrigerante de limão. Para amenizar o calor dos dias quentes é servida com bastante gelo.

Visualmente é muito parecida com a sangria, por isso, normalmente as pessoas fazem confusão com ambas. Vale a pena provar as duas para conferir a diferença de sabores.

Tinto verano

Calimocho (Kalimotxo)

A preparação é “irmã” do tinto de verano. Assim como a bebida citada anteriormente, esta também está entre as mais populares da Espanha. A diferença entre as duas é que na calimocho o refrigerante misturado ao vinho é a Coca-Cola. Em algumas regiões, como em Barcelona, é chamado de “cubata gitano”.

Calimocho ou Kalimotxo espanhol

Sidra

Esqueça de uma vez por todas a sidra que bebemos no fim ano no Brasil, já que a bebida espanhola não se parece em nada com ela. Há quem diga que a melhor sidra da Espanha é aquela fabricada no principado de Astúrias.

Apesar disso, a bebida pode ser facilmente encontrada em vários bares e supermercados por todo o país. Há várias marcas que produzem os sabores mais tradicionais: maçã e frutas vermelhas. Servida bem gelada, também é um excelente acompanhamento para os dias de verão.

Sidra espanhola

Risol

Entre todas as bebidas tradicionais da Espanha, talvez esta seja a mais curiosa. O risol é uma bebida artesanal originária do sul do país, mais precisamente de Jaén. A mistura bastante incomum leva café, cachaça, açúcar, canela, pétalas de rosa e ervas aromáticas.

Risol espanhol

Rebujito

Apesar de muitas pessoas defenderem que a bebida surgiu na região de Sevilha, ela está presente em praticamente todas as festas típicas da Espanha. Além disso, por ser fresquinha, também é muito comum durante o verão.

Assim como muitas bebidas típicas, o ingrediente principal é o vinho, mas, neste caso, de maçã. Para saborizar a mistura, acrescenta-se 7 Up (refrigerante de lima e limão) e muito, mas muito gelo.

Rebujito espanhol

Cava

Já deu para perceber que o vinho é preferência entre os espanhóis. No caso da cava, a bebida é proveniente de uma região específica do país: Penedés. A bebida espumosa é preparada de acordo com o método tradicional.

Curiosamente, um único ingrediente possibilita inúmeras variações no sabor. De acordo com a quantidade de açúcar acrescentado na cava ela pode ser classificada como brutnature, brut, extrabrut, seca, extra seca ou doce.

Cava espanhola

Queimada

Embora seja uma bebida tradicional de toda a Espanha, a queimada é mais conhecida e apreciada em sua região de origem, a Galícia. Considerada uma bebida alcoólica misteriosa, seu grande diferencial é que degustá-la envolve um “ritual”.

Após bebê-la é necessário pronunciar “conxuro”. Depois disso o indivíduo estará protegido de maus espíritos e más energias. O preparo leva aguardente, açúcar, e laranja ou limão.

Queimada espanhola

Orujo

Tradicionalmente a bebida é servida logo após as refeições. Isso porque, de acordo com os espanhóis o orujo auxilia na digestão. Originário do norte do país, atualmente é consumido por toda a Espanha.

A bebida destilada é feita à base de uva e pode ser encontrada em vários sabores. Os mais famosos são o blanco, aromatizado e añejo. É servida em pequenas doses, de forma muito semelhante à cachaça brasileira.

Orujo espanhol

Horchata

Para quem não gosta de bebidas alcoólicas, a horchata, bebida tipicamente valenciana, é uma ótima opção para provar os sabores da Espanha. Pela sua característica refrescante, faz muito sucesso durante o verão.

O preparo leva água, açúcar e chufas (uma espécie de tubérculo). O acompanhamento tradicional é o fartón, um pão doce.

Horchata espanhola

Granizado

Outra opção não alcoólica para se refrescar nos dias de calor intenso, principalmente nas praias. O granizado é feito com gelo triturado, suco de laranja ou caldas de sabores variados, muito semelhante à raspadinha brasileira.

Granizado espanhol

Vinho

Por último, o grande protagonista da maioria das bebidas típicas espanholas: o vinho. O país, inclusive, produz um dos melhores e mais caros do mundo, o AurumRed. Uma única garrafa pode custar mais de 300 mil euros.

Em virtude das variações climáticas, cada região da Espanha possui vinhos com sabores muito particulares. Os preços também variam bastante, mas é possível encontrar vinhos deliciosos a preços bem acessíveis.

Vinho AurumRed: o vinho mais caro do mundo

Veja também: Bebidas Típicas para provar na Argentina

Bebidas Típicas da República Dominicana

bebidasbebidas típicas
Comentários (0)
Adicionar Comentário