9 plantas medicinais que você pode cultivar em casa, segundo especialistas
Conheça as indicações de especialistas em fitoterapia para cultivar e utilizar plantas medicinais que podem ser cultivadas em casa
Hoje em dia, muitas pessoas cultivam uma horta em casa para ter alimentos saudáveis e fáceis de obter, ou simplesmente porque gostam de cuidar de plantas. Essa prática também pode ser uma forma de produzir seus próprios remédios caseiros e orgânicos.
Três especialistas em fitoterapia compartilham uma lista de plantas medicinais, destacando suas propriedades curativas e os benefícios para o bem-estar.
LEIA MAIS: Pesquisa de Harvard aponta o segredo da felicidade humana – Saiba mais!
Lauren Haynes, fundadora da Wooden Spoon Herbs, Jessica Baker, autora do livro “Canções de Plantas: Reflexões sobre Fitoterapia”, e Anna Marie Beauchemin, proprietária da East Bay Herbals, deram, à revista Reader’s Digest, algumas dicas sobre plantas que podem transformar seu espaço em um jardim terapêutico pessoal.
9 plantas e suas aplicações terapêuticas:
Babosa
A babosa tem um gel que pode ser aplicado para tratar queimaduras solares e irritações na pele. Além disso, ingerir babosa ajuda na digestão e no bom funcionamento intestinal. O gel de aloe vera é eficaz na cicatrização de feridas devido ao seu impacto na formação de colágeno.
Lavanda
A lavanda, além de ter propriedades relaxantes, também pode ser utilizada na culinária. É possível fazer chá com lavanda ou adicioná-la a pratos como frutas e carnes assadas. A planta pode ser cultivada dentro de casa, perto de uma janela com luz direta.
Erva-Cidreira
A erva-cidreira pode ser usada em chás, saladas e xaropes. Conhecida por suas propriedades calmantes, a erva-cidreira ajuda a relaxar, melhora o sono e alivia problemas digestivos.
Orégano e Tomilho
Tanto o orégano quanto o tomilho são eficientes na digestão e fáceis de cultivar em ambientes ensolarados. Suas folhas podem ser usadas em diversos pratos e até mesmo em chás terapêuticos. Ambas as plantas podem ser cultivadas em vasos separados.
Jiaogulan
Essa planta, rica em ginsenosídeos, é conhecida por sua contribuição para a clareza mental e a longevidade. É possível cultivá-la em casa desde que receba luz solar suficiente.
LEIA MAIS: Bem-estar físico e mental: 4 atitudes diárias para aprimorar
Hortelã
A hortelã não apenas oferece um chá calmante, mas também pode ser usada como tempero e adicionada a diversos sucos, como o de abacaxi. Para cultivá-la, é necessário uma janela ensolarada e um vaso espaçoso.
Moringa e Alecrim
A moringa é uma fonte rica de proteínas e nutrientes, enquanto o alecrim é reconhecido por suas propriedades contra gases e inchaços. Ambas prosperam em ambientes ensolarados dentro de casa.