A longevidade japonesa! Conheça o segredo de apenas 5 minutos

Realizar esse exercício pode ser a chave da longevidade.

Você já se perguntou qual é o segredo da longevidade? Surpreendentemente, não são as cirurgias plásticas nem a ingestão de chás e remédios medicinais. Uma análise realizada com os japoneses, conhecidos por sua longevidade, revelou que há um exercício tradicional em comum entre mais de 50 mil idosos que chegaram aos 100 anos no Japão.

Esse exercício dura cerca de 5 minutos e parece ser a chave para viver mais. Então, para saber mais sobre isso, continue a leitura.

Booking.com

Ikigai 

“Ikigai” é uma palavra japonesa que significa “razão de viver”, “fonte de prazer pela vida” ou “motivação para viver”. Segundo os japoneses, todos têm um ikigai, mas descobri-lo requer uma busca profunda e muitas vezes prolongada de autoconhecimento. Essa busca é de extrema importância, pois é através dela que se pode encontrar satisfação e significado na vida.

O livro Ikigai: O Segredo Japonês para uma Vida Longa e Feliz explora a teoria de que esse exercício de curta duração tem trazido longevidade e melhor qualidade de vida para os japoneses. O material é baseado em uma pesquisa realizada com mais de 100 idosos no Okinawa, considerado o local com a maior concentração de centenários em todo o mundo.

LEIA MAIS:

O padrão comum entre esses idosos era a prática do radio taiso, um exercício rápido que até mesmo os idosos que viviam em asilos ou casas de repouso, independentemente de seu estado físico, realizavam de forma consistente. Essa técnica se fortaleceu ao longo dos anos no Japão e até mesmo em escolas e locais de trabalho começou-se a praticá-la.

O radio taiso, que significa “exercícios de rádio” em português, foi desenvolvido por volta de 1929. O nome deriva das transmissões das instruções desses exercícios feitas através desse meio de comunicação na época.

A atividade possui baixa intensidade e é altamente prática para a rotina de qualquer pessoa. É bastante simples: basta levantar os braços acima da cabeça e, em seguida, baixá-los realizando um movimento circular. Confira no vídeo abaixo:

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também