É verdade que o seguro de carro é mais barato para mulheres? Tire essa dúvida!

Será que o gênero determina o valor a ser pago?

Todo mundo sempre deseja proteger seus veículos e, para isso, a contratação de um seguro é quase que imprescindível. Porém, dentre todas as avaliações, uma questão pode surgir: seguro para as mulheres é mais barato? Para saber a resposta dessa pergunta, continue a leitura desta matéria. 

Será que as mulheres pagam mais barato?

A verdade é que a resposta é muito mais complexa do que parece. Muitos fatores têm influência no preço do seguro, além do segurado ser homem ou mulher.

Por muito tempo, de fato, as mulheres pagavam menos que os homens pelos serviços de seguro. Isso, na prática, porque se acreditava que elas eram mais cautelosas e menos propensas a acidentes que eles. Essa crença, para ser sincero, se justifica, como você pode ver aqui: Mulheres x Homens: Quem realmente oferece mais segurança no trânsito? Levantamento aponta resposta!

Mas a realidade é que, desde 2021, a legislação europeia proibiu que o sexo fosse utilizado como critério de determinação do valor do seguro do veículo. Porém, na atualidade, mesmo sem o gênero ser o fator principal na avaliação, as mulheres continuam pagando menos que os homens pelos serviços.

LEIA MAIS: 5 países onde as mulheres superam os homens em números; veja quais são eles!

É importante avaliar que, hoje, o que conta para a determinação do valor a ser pago, é o histórico de condução do motorista — independentemente se for homem ou mulher. Quanto mais limpa for a sua conduta no trânsito, melhor serão as condições do seguro para você. 

Ao oferecerem seus serviços de seguros, as empresas utilizarão os dados de trânsito para determinar o valor total do prêmio. Por isso, sem que haja a intenção, as mulheres acabam pagando menos por possuírem menos incidentes no trânsito.

Considerando a idade de quem contrata o serviço, muitas seguradoras oferecem descontos mais significativos para os mais jovens. É nesse ponto que, por vezes, os homens acabam pagando menos do que as mulheres.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também