Quer viver melhor a vida adulta? Confira essas 10 maneiras de torná-la mais fácil!

Amadurecer tem seus altos e baixos, mas com algumas dicas, dá para deixar a vida adulta mais fácil e curti-la melhor!

O editor da vida é, sem dúvidas, implacável. Em um dia, sua única preocupação é ir à escola, fazer os deveres de casa e passar a tarde assistindo desenhos animados. Mas, num piscar de olhos, está fazendo compras do mês e calculando orçamento familiar. É, mas apesar dos desafios, algumas dicas tornam a vida adulta mais fácil e ajudam a curti-la mais.

Com tantas obrigações sérias, como emprego, despesas mensais e autocuidado, às vezes a gente quer voltar no tempo e ser criança de novo. A verdade é que cada etapa da vida tem suas vantagens, principalmente a adulta. Ok, essa fase chega meio sem avisar e, acredite, ela nem sempre será fácil.

Pelo contrário, os desafios são crescentes, especialmente em dias de mudanças constantes que nos exigem adaptações severas. Porém, dá para adotar hábitos que tornam a vida adulta mais fácil. Apesar das adversidades, conflitos e “leões para matar” todos os dias, você vai ver que dá até para curtir bastante essa fase madura.

10 maneiras de tornar a vida adulta mais fácil e feliz

Nada de querer voltar a ser criança e deitar em posição fetal diante dos problemas! Confira como tornar a vida adulta mais fácil com essas dicas, e aproveitá-la muito melhor!

Crie um sistema de planejamento

Inegavelmente, um dos maiores desafios da vida adulta é ser mais produtivo. Mas, diante de tantas obrigações e urgências, às vezes, fica difícil se organizar e fazer com que o tempo renda mais. Nada que um bom sistema de planejamento não resolva!

Cada pessoa tem uma forma de se organizar. Por exemplo, um check-list com tudo o que precisa fazer durante a semana ou por dia. Ou, criar uma agenda com alarmes pelo celular. E, claro, o calendário do Google incluindo todas as suas tarefas, inclusive com datas e horários.

Ou seja, as opções são muitas e, certamente, você vai encontrar a mais eficiente para sua realidade. Adote um sistema de planejamento e você verá como sua vida adulta fica mais fácil e preparada ante os compromissos.

LEIA MAIS: Dicas rápidas e essenciais para quem vai viajar sozinho – Confira!

Faça sua to-do list um dia antes

Ainda sobre planejamento, procure fazer aquela listinha do que fazer no próximo dia, na noite anterior. Isso te ajuda a já começar o dia ciente das suas obrigações. Ainda que surjam imprevistos, fica mais fácil fazer os ajustes para finalizar a jornada com todas as tarefas concluídas.

Use fones de ouvido

Parece um detalhe bobo, mas usar fones de ouvido, principalmente sem fio, ajuda – e muito – a tornar sua vida adulta mais fácil. O acessório oferece a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Por exemplo, caminhar enquanto conversa com alguém ao telefone. Ou, ouvir um podcast enquanto cozinha. E, ainda, pode te proporcionar silêncio quando tudo o que você quer é ter paz.

Bloqueie sua agenda de vez em quando

Como assim, bloquear agenda torna a vida adulta mais fácil? Quando a gente fala em ser mais produtivo, não significa que você tenha, necessariamente, que fazer tudo em um dia só. Pelo contrário, tudo é uma questão de equilíbrio!

Por isso, bloqueie uma parte da sua agenda para revisar tudo e, se necessário, realmente reservar aquele tempo para o ócio. Afinal, você precisa também cuidar da sua vida pessoal, não apenas profissional.

Dividir as tarefas operacionais torna a vida adulta mais fácil

Ao longo do dia, você precisa se organizar para cuidar do trabalho e, claro, saúde (física e mental). Com certeza, o planejamento torna a vida mais fácil neste sentido, mas sempre sobra aquela tarefa administrativa a fazer. Por exemplo, lavar a roupa.

E você não precisa fazer todas elas em um dia só. Naquele seu cronograma, reserva um espaço por dia para elas. Por exemplo, lavar as roupas em um dia, a faxina em outro e cozinhar o cardápio semanal no dia seguinte. Desta forma, você não se sobrecarrega e termina a semana com tudo prontinho.

Distribua as tarefas

Parece redundante, mas aqui, falamos sobre distribuir, de forma equilibrada, as tarefas naquela sua to-do list. Principalmente aquelas atividades administrativas que mencionamos no tópico anterior. Em vez de separar um dia inteiro para toda a faxina da casa, dedique uma parte da manhã ou da tarde, por exemplo, a micro-tarefas.

Deste modo, sua casa ficará limpa a semana inteira, com roupas lavas, passadas e guardadas, sem tomar tanto do seu tempo.

Não procrastinar torna, e muito, sua vida adulta mais fácil

Se você faz a linha procrastinadora e vai adiando as tarefas, mude isso! Para ser bem-sucedido na vida adulta, deve ter uma atitude de “just-do-it“, em vez de ficar empurrando com a barriga e não se responsabilizar.

Aquele tapete que você precisa lavar, o chuveiro que deve ser trocado… aparentemente, é mais fácil ir adiando as decisões do que, simplesmente, ir lá resolver. Porém, a realidade é outra. Acredite: na maioria das vezes, a tarefa parece maior do que realmente é. Então, apenas faça e economize tempo e estresse.

Encare os problemas!

Sim, crescer significa encarar problemas e desafios. E, uma forma de tornar a vida adulta mais fácil é, simplesmente, enfrentá-los. Mesmo porque ninguém fará isso por você. O medo de administrar conflitos, inclusive os pessoais, impede que seu crescimento e até a execução de tarefas.

Por isso, enfrente logo esse medo e vá à luta!

Faça seu próprio tempo

Sabe aquela desculpa de que você não vai à academia porque não tem tempo? Ou de ficar semanas sem falar com seu melhor amigo porque sua agenda não permite? Troque o disco e faça seu próprio tempo!

Às vezes, tudo o que você precisa é encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional para, consequentemente, ser um adulto funcional. Desculpas não ganham mais tempo, o que fala mais alto é como você prioriza seu tempo e horário para fazer as coisas.

LEIA TAMBÉM: Como ter mais tempo livre para você: 4 passos essenciais!

Priorizar sua saúde é sinônimo de tornar a vida adulta mais fácil

Por fim, e definitivamente, não menos importante, priorize sua saúde física e mental. Ficar doente jamais deixará sua vida adulta mais fácil. Pelo contrário, é um impeditivo de produtividade e bem-estar.

Sendo assim, apesar de tudo o que precisa ser feito em sua vida, você precisa priorizar sua saúde e bem-estar porque ninguém mais fará isso. Além disso, sentir o seu melhor o ajudará a dar, também, o seu melhor na vida adulta.

Então, preparado para encarar o amadurecimento e tornar a vida adulta mais fácil? Para dar mais uma ajudinha nisso, veja aqui dicas para ter mais organização e autoconhecimento.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também