5 dicas criativas para refrescar a casa sem precisar de ar-condicionado

Veja algumas formas de fugir do calor sem um resfriador em casa.

Nas últimas semanas, alguns lugares do Brasil ultrapassaram os 30 °C. O calor do verão está castigando, pois as temperaturas estão absurdas e os dias cada vez mais quentes. A questão é que nem todos têm um ventilador ou um ar-condicionado em casa, o que pode ser ruim no dia a dia, e mesmo para os que possuem esses aparelhos, o calor excessivo pode elevar demais a conta de luz. Portanto, se você quer saber como refrescar a casa sem um ar-condicionado, continue a leitura desta matéria.

Como refrescar o ambiente sem ar-condicionado

Usar roupas fresquinhas

A consequência mais clara do calor é a roupa cheia de suor, e existem algumas alternativas para evitar que isso aconteça e sentir-se mais fresco. Por exemplo, vale utilizar roupas 100% algodão e lençóis de algodão ou bambu, que são bem mais respiráveis. Além disso, se possível, instale um desumidificador no ambiente, pois ele irá ajudar a remover o excesso de umidade no ar.

LEIA MAIS: 5 objetos do seu cotidiano que você deveria limpar – mas se esquece!

Ventilador, gelo e sal

Esta dica pode parecer loucura, mas essa misturinha de fato mantém a casa bem fresca. O que você precisa fazer é colocar o ventilador bem em frente a uma tigela cheia de gelo e sal grosso. O vento irá esfriar assim que passar pelo recipiente, fazendo o ar mais fresco circular pela casa.

Fugir das lâmpadas amarelas

Você provavelmente já sabe que as lâmpadas amarelas produzem mais calor que as de LED frias e, por isso, uma dica para fugir do ambiente abafado é a troca das lâmpadas. Para que você possa imaginar o impacto dessa troca, 90% de uma lâmpada incandescente se transforma em calor.

Molhar as cortinas

Este é um truque antigo, mas molhar as cortinas fará com que o ar resfrie enquanto entra na casa, ajudando a abaixar a temperatura interna dos cômodos. Para fazer isso, você precisará apenas de um borrifador com água para espirrar nas cortinas. Simples e prático, não é?

LEIA TAMBÉM: 5 grandes perigos escondidos em nossas casas – e que requerem atenção!

Opte por pisos de madeira

Em vez de pisos de cimento, os pisos de madeira são bons para todos os períodos do ano, seja frio ou calor. Isso porque sua temperatura se mantém conservada e equilibrada, ao contrário dos pisos de cimento, que costumam reter a temperatura, deixando os ambientes mais quentes nos dias de calor.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também