Esqueceu de abastecer? Descubra quantos quilômetros você ainda pode rodar na reserva!
Velocidade, capacidade, uso de acessórios e até mesmo quantidade de passageiros no carro influenciam significativamente nesse tema.
Quando a luz da reserva acende no carro, é sinal de que o combustível está com o tempo contado para acabar. Nessas horas, muita gente resolve parar o mais rápido possível de dirigir e então abastecer. Porém, existem aqueles que ainda se aventuram a gastar mais um pouco de combustível acreditando que dará para manter a direção com alguma tranquilidade.
Mesmo assim, todos os motoristas, no fundo, gostariam de saber quantos quilômetros um carro roda na reserva. A seguir, informaremos sobre isso, mas já adiantando: depende de muitos fatores.
Existe uma quantidade exata de quilômetros para rodar com o carro na reserva?
Não exatamente. A luz da reserva te tranquiliza e te alerta ao mesmo tempo: indica, de um lado, que o combustível está acabando, mas do outro, que ainda existe uma quantidade pequena no tanque.
LEIA MAIS: Quanta gasolina você deve manter no tanque? Saiba o que acontece com níveis baixos!
E o tanque é o principal fator para determinar quantos quilômetros o carro ainda pode rodar. Geralmente, os tanques possuem de 3 a 10 litros de volume de combustível de reserva.
A capacidade do tanque do carro não é a única variável para determinar a quantidade de quilômetros de um carro na reserva. A velocidade e o uso de acessórios também influenciam. Uma alta velocidade acaba com a reserva mais rápido. A utilização de alguns dispositivos, como painel multimídia e ar-condicionado, também ajudam no esgotamento.
Uma curiosidade é que até o número de passageiros no carro e quantidade de itens no porta-malas dele influencia. Os dois aspectos estão relacionados ao peso do carro.
LEIA TAMBÉM: Abastecer o carro no frio rende mais? Descubra agora!
É preferível, então, rodar em velocidade média, não usar acessórios nem estar com muitas pessoas no carro ou muitos itens no porta-malas. Mas a situação ideal mesmo é não rodar, porque há risco de multa. Em caso de pane seca, ou seja, esgotamento total do combustível, o motorista pode receber uma multa de R$ 130, 16. Além disso, perde 4 pontos da Carteira Nacional de Habilitação, o CNH.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!