4 pequenos hábitos que podem mudar sua vida, segundo pesquisa
Cerca de 300 mil pessoas foram entrevistadas e determinaram 4 hábitos que podem transformar sua vida para melhor.
Você já parou para pensar em quais ações podem mudar nossa vivência? Quais hábitos ou práticas nós podemos ter ou fazer para transformar o rumo de nossas vidas? O advogado Julian Sarafian, formado pela Universidade da California, Berkeley e Harvard, é um assíduo defensor da saúde mental que utiliza as redes sociais para propagar mensagens como essa e é o autor da pesquisa sobre esse assunto. Diante de 300.000 pessoas no TikTok, LinkedIn e Instagram, ele fez um levantamento das ações que mudam nossa vida, e nós listamos elas a seguir.
4 ações que mudam a nossa vida
Dizer “não”
Perdidos, muitas vezes, num desejo vazio de agradar todo mundo, fazemos a pior coisa que podemos: não agradamos a nós mesmos. Não há vantagens em ser flexível e satisfazer todo mundo, isso rende muito mais sacrifícios e desprazeres para nós.
Aprender a dizer “não” é um divisor de águas, pois abre caminho para uma vida mais rica de tempo, concentração e bons momentos de paz com aquilo que é valioso de verdade. Assim, faça disso um desafio e aprenda a não dizer “sim” para coisas as quais você não tem o menor interesse em fazer. Respeite-se!
LEIA MAIS: Como saber se você é a pessoa tóxica do relacionamento? Veja estes sinais!
Ser grato
A prática da gratidão pode parecer inofensiva, mas seus efeitos são muito poderosos e extremamente impactantes. Quando as pessoas da pesquisa de Sarafian foram questionadas a respeito disso, afirmaram, em sua maioria, os esses efeitos positivos de ser grato.
Como maneira de tornar isso uma realidade, Julian afirmou fazer uma lista de perguntas a serem respondidas quando ele se sente mal, e ao terminá-la, ele diz que sempre se sente mais grato, focado e energizado pelo que já tem em vez de estar chateado pelo que não tem. Em sua lista, existem perguntas como:
- Qual a única coisa pela qual sou grato hoje?
- O que eu recebi, recentemente, que foi melhor que o esperado?
Fazer exercício somático
Esse tipo de exercício se caracteriza por ser uma atividade física realizada de maneira suave, com foco exclusivo numa experiência interior. Muitos dos entrevistados afirmaram que adicionaram à sua rotina a prática de ioga e que sentem os efeitos disso quando estão estressados, ansiosos ou nervosos com algo.
LEIA TAMBÉM: O que sua jornada de trabalho diz sobre seu bem-estar? Estudo revela!
Abrir mão de hábitos tóxicos
Entre as 300 mil pessoas entrevistadas na pesquisa, boa parte delas afirmaram ter a necessidade de constantemente fazerem uma “desintoxicação por telefone”, e que isso melhorou sua saúde mental.
Uma boa ferramenta é a desativação das notificações e a definição de tempo-limite para o contato com as telas.
Outra opção é abrir mão do consumo de substâncias não saudáveis, como excesso de álcool ou fumar cigarros.
Se você gostou desse tipo de conteúdo, não deixe de visitar a nossa página e conferir uma infinidade de conteúdos bacanas para você. Entre agora no Rotas de Viagem!