Câmbio automático: 4 sinais de alerta de que ele está prestes a falhar

Siga essas dicas e evite grandes prejuízos com o seu carro.

Tanto em carros automáticos como em carros manuais, o câmbio é uma peça fundamental para o bom funcionamento do veículo. Porém, mesmo que ele seja de alavanca, joystick ou seletor giratório, pode acabar dando problema ou danificando após um tempo.

Entretanto, vale frisar que nenhum problema surge do nada. Por isso, neste conteúdo, você verá dicas de como perceber que o seu câmbio está ficando ruim, para que ele não acabe quebrando por completo.

Além disso, com essas dicas, você também poderá evitar muitos prejuízos por conta de problemas nessa peça, principalmente se o câmbio for automático, pois estes tem um custo ainda mais alto para troca e reparos.

4 indicativos de que o câmbio do seu carro está perto de apresentar problemas

Cheiro de queimado

Caso você esteja sentindo cheiro de queimado enquanto dirige seu carro, esse é um mau sinal. Isso porque, muito provavelmente, o seu câmbio pode estar com superaquecimento. Os motivos podem ser a falta de fluidos ou uma alta contaminação no óleo.

LEIA MAIS: Carro automático pode pegar no tranco? Veja erros que acabam com o veículo!

Vazamentos

Esse também é outro sinal no qual você deve ficar bastante atento. Caso você tenha percebido vestígios de vazamento, isso pode indicar que a sua caixa de câmbio deve estar molhada de óleo por fora.

Sendo assim, é muito importante que você busque resolver esse problema rapidamente, pois a sua caixa provavelmente já está danificada, os anéis de vedação podem começar a parar de cumprir a sua função e, por conta da perda de óleo, isso pode acarretar uma quebra.

Problemas no painel

Esteja sempre alerta ao painel do seu carro, pois ele pode te indicar problemas em várias partes do veículo, como o motor e o câmbio.

Então, caso você note qualquer diferença no seu painel, uma dica é ler com muita calma e atenção o manual de instruções do seu veículo, para saber do que cada símbolo se trata e, em caso de possíveis problemas, levar seu carro à oficina.

LEIA TAMBÉM: Você toma esses 5 cuidados com o câmbio automático do seu carro?

Trancos

O câmbio automático convencional que há nos carros possui engrenagens menos suaves do que as do câmbio CVT, que utiliza polias. Porém, mesmo assim, ele não quer dizer que pode ter trancos.

Sabendo disso, se você perceber que o seu veículo está tendo trancos consideráveis sempre que há a troca de marcha, deve levá-lo à oficina rapidamente. Isso fará com que você não tenha um prejuízo ainda maior.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e clique em “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também