Você já viu um lago rosa? Conheça esse curioso local – e o motivo de sua cor!

Confira como foram descobertos os motivos para esta tonalidade.

Isso mesmo, existe um lago rosa na Austrália, e, ao contrário do que muitos pensam, ele não é artificial. O Lake Hillier, que se localiza em Middle Island, tem cerca de 600 metros de comprimento e 250 de largura. Nesse sentido, a cor da água desse lago é motivo de muita curiosidade entre as pessoas. Por isso, cientistas da University of Vermont (EUA) resolveram fazer uma análise dos microrganismos presentes nessa água. Continue lendo este artigo e saiba o que eles descobriram.

Como os cientistas descobriram o porquê desse lago ser rosa?

Para fazer tais descobertas, os estudiosos utilizaram a técnica metagenômica, capaz de sequenciar todo o DNA com apenas uma amostra ambiental. Após fazer isso, percebeu-se que a cor rosa se dá pela mistura entre bactérias coloridas e algas. Como exemplo dessas bactérias, temos a Dunaliella salina, que possui uma coloração vermelho vivo, e a Salinibacter ruber, que possui um tom vermelho mais alaranjado.

LEIA MAIS:

Mais informações sobre esse lago

Nesse sentido, foi possível encontrar cerca de 500 extremófilos no lago, organismos que conseguem prosperar em ambientes extremos e diversos. Entre esses organismos, estão bactérias, arqueas, algas e vírus. Além disso, outro fator importante é que as águas deste lago são muito salgadas, mais até do que as águas de um oceano. Isso explica o porquê de boa parte dos organismos presentes serem halófilos, afinal, este é um subgrupo dos extremófilos que consegue tolerar altos níveis de sal.

O que faz com que esses micróbios sejam coloridos é o fato deles terem um pigmento chamado carotenoide. Essa substância os protege da água extremamente salgada deste rio.

Por fim, outra curiosidade é que esse fenômeno também acontece em outros lagos da Austrália. Além do Middle Island, também há outros quatro lagos australianos de coloração rosa, sendo: Field of Pink Lakes, Hutt Lagoon, Pink Lake e Quairading Pink Lake.

Caso você tenha gostado desse artigo e queira ver muitos outros como esse, acesse o site do Rotas de Viagem!

Você pode gostar também