Os 10 lagos mais bonitos do Canadá

A terra dos milhares de lagos tem surpresas que agradam aos olhos e coração dos viajantes.

O Canadá é, verdadeiramente, a terra dos milhões de lagos. Mais precisamente, pelo menos 2 milhões deles. Desde os alimentados por geleiras, até aqueles que convidam para um passeio de canoa no verão, passando pelas águas de azul turquesa, separar os 10 lagos mais bonitos do Canadá não é tarefa fácil nem mesmo para o mais exigente dos avaliadores.

Segundo maior país do mundo, o Canadá é conhecido por suas belezas naturais, com oito regiões florestais distintas, duas montanhosas, vulcões e a zona ártica. Também tem a maior quantidade de lagos de água doce do mundo, espalhados por dez províncias e três territórios. Mais de nove por cento do país é coberto por água doce, o que representa pelo menos 890.000 quilômetros quadrados.

Os 10 lagos mais bonitos do Canadá

Spotted Lake

Spotted Lake (Mykola Swarnyk, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

O Spotted Lake fica próximo a Osoyoos, no centro-sul da Colúmbia Britânica, e tem como diferencial a cor da água. Quando a água evapora no verão, deixa para trás um fundo de lago com tons minerais coloridos que, por sua vez, deixam “manchas” que endurecem com o calor. Infelizmente, não é permitido entrar no lago, então só é possível vê-lo através de uma cerca.

O resultado são as grandes bolinhas que salpicam a água, algumas azuis, outras verdes. Entre os minerais que existem no lago, estão sulfato de magnésio, cálcio e sulfatos de sódio.

O Spotted Lake fica em uma área preservada, além de um local sagrado da Nação Okanagan, portanto o acesso público é restrito.

Garibaldi Lake

Garibaldi Lake

Localizado no Garibaldi Provincial Park, na Colúmbia Britânica, o Garibaldi Lake é um lago alpino incrivelmente lindo. Para chegar até ele, é necessário percorrer uma trilha de nove quilômetros até alcançar os impressionantes 820 metros de imensidão azul. Prepare-se, pois são cerca de cinco ou seis horas que, no final, compensam cada quilômetro percorrido.

Do lago, há mais trilhas para explorar, como a Black Tusk ou a Panorama Ridge, que permitirão vistas incríveis do Lago Garibaldi. Se não quiser enfrentar a trilha, contrate um voo panorâmico saindo de Vancouver.

Lake Superior

Lake Superior (Timothy Neesam, CC BY-ND 2.0, via Flickr)

Existem cinco Grandes Lagos no Canadá, cada um com suas próprias características e atrações interessantes. Entre eles, está o Lake Superior, com 128.000 quilômetros quadrados, o maior lago de água doce em área de superfície em todo o mundo.

O lago surgiu a partir de uma erupção vulcânica e existe há centenas de milhões de anos. A beleza do Lake Superior é surpreendente.

No verão, as águas assumem um azul cintilante que contrasta com as praias arenosas. Em dias chuvosos, o lago transborda com ondas agitadas.

Há muitas maneiras de chegar ao Lago Superior, como nadar por uma de suas praias, pescar, explorar a costa de caiaque ou fazer uma caminhada pelos parques ao longo do caminho, incluindo Lake Superior Provincial Park, Ruby Lake Provincial Park e Pukaskwa National Park.

A porção sul do lago, que divide o Canadá e os Estados Unidos, é conhecida como “o cemitério dos Grandes Lagos”, devido ao alto número de naufrágios, principalmente em torno de Whitefish Point. O mais famoso foi o SS Edmund Fitzgerald, em 1975.

Lake Ontario

Lake Ontario

O Lake Ontário, que deu o nome à província canadense com a qual faz fronteira, pode ser o menor dos Grandes Lagos, mas é grande o suficiente para ser o 14º maior lago do mundo.

Localizado abaixo das Cataratas do Niágara, liga os Grandes Lagos ao Oceano Atlântico, desaguando primeiro no Rio São Lourenço. Faróis erguem-se orgulhosamente de suas margens, enquanto inúmeras ilhas pontilham o lago.

A maior cidade do lado canadense é Toronto. Nadar os 51 km através do lago é um desafio que muitos nadadores enfrentam, embora apenas 50 tenham concluído a tarefa.

Emerald Lake

Emerald Lake

Existem 61 lagos e lagoas no Parque Nacional Yoho, nas Montanhas Rochosas canadenses, e o Emerald Lake é o maior deles. No mês de julho, a água verde esmeralda fica ainda mais bonita. A cor, aliás, vem do calcário em pó encontrado na água, advinda de sedimentos glaciais.

No verão, vale alugar uma canoa para um belo passeio, enquanto durante o inverno, com as águas congeladas, bom mesmo é praticar o cross-country.

Há uma trilha de 5,2 quilômetros ao redor do lago e cerca de metade é acessível para cadeirantes e carrinhos. Graças à elevada altitude, a neve pode permanecer nas trilhas até junho.

Lake Louise

Lake Louise

O adorável Lake Louise é uma homenagem à filha da Rainha Vitória, Princesa Louise Caroline. “Espetacularmente belo” é talvez a melhor maneira de descrevê-lo, graças à água azul turquesa que vem do Glaciar Victoria ao fundo.

Localizado no Parque Nacional de Banff, tem fácil acesso e é popular pelas atividades de verão e inverno. Uma das atividades mais buscadas são as trilhas, como a Lake Louise Lakeshore.

A caminhada de uma hora leva ao redor da circunferência do lago. A Fairview Lookout é outra opção que leva ao mirante acima do Lake Louise.

No inverno, o lago congela e vira uma gigante pista de patinação no gelo.

Moraine Lake

Moraine Lake

O Moraine Lake é daqueles que merecem uma saraivada de fotos, tanto que provavelmente ocupa o lugar de lago mais fotografado do Canadá. Para se ter uma ideia, o lago já foi retratado na moeda canadense, usado como páginas de login do Windows e apresentado entre as fotos do dia na National Geographic.

Localizado no Vale dos Dez Picos do Parque Nacional de Banff, as formações montanhosas servem de pano de fundo, aumentando a beleza.

O lago fica bem pertinho do Lake Louise, guardando a mesma coloração esverdeada da água, embora tenha metade do tamanho.

Chegar até lá não é muito fácil, principalmente no inverno, quando a estrada que dá acesso ao lago é fechada. No verão, quando o lago não está congelado, dá para fazer passeios de canoa, caminhar pelas trilhas mais desafiadoras que você já viu ou apenas sentar para contemplar a beleza da paisagem.

Onde fica: Moraine Lake, Alberta, Canadá

Peyto Lake

Peyto Lake

As profundas águas azul-turquesa do Peyto Lake contrastam e fazem uma combinação cênica com as montanhas que o cercam. Também localizado no Parque Nacional de Banff, é famoso pela coloração azul das águas, que o fazem famoso entre os fotógrafos.

Por ser de mais fácil acesso, costuma estar cheio no verão, exceto no final da tarde, horário em que os visitantes saem e deixam o lugar bem mais quieto.

 Berg Lake

Berg Lake, com o Monte Robson ao fundo

O Berg Lake, na Colúmbia Britânica, é um lago glacial de água tão turquesa que parece falsa. Para chegar a esse pedaço do paraíso, é necessário caminhar 23 quilômetros ao longo da Berg Lake Trail. A caminhada é linda, primeiro passando pelo Lago Kinney e depois pelas cascatas Emperor Falls.

Não deixe de chegar ao Monte Robson que, com 3.954 metros, é o pico mais alto das Montanhas Rochosas canadenses.

Abraham Lake

Abraham Lake com bolhas congeladas sob a superfície

O Abraham Lake, em Alberta, tem formação mais recente sem ligação com a ação glacial. Sua coloração azul turquesa, então, vem do represamento do rio North Saskatchewan, em 1972.

No inverno, a atração mais famosa fica por conta do fenômeno das bolhas, resultado das plantas em decomposição que emitem metano, fazendo as águas borbulharem quando congelam.

Aqui, um alerta: o metano é um gás inflamável, portanto, nada de acender isqueiros ou fósforos na beira do lago.

 


Os lagos mais bonitos do Canadá são apenas alguns exemplos da estonteante beleza natural do país. Lá, também ficam espetaculares hotéis de gelo, além de alguns dos lugares mais frios do mundo.

Comentários (0)
Adicionar Comentário