4 principais causas de endividamento hoje no Brasil; veja quais são!

Confira quais são os principais fatores que levam as pessoas a terem seus nomes negativados, para que você tente evitar que isso aconteça.

Atualmente, o Brasil tem mais de 60 milhões de pessoas endividadas. O percentual de brasileiros com dívidas em atraso é o maior em 12 anos, e a cada pesquisa feita, esse número aumenta.

Nesse sentido, a inadimplência é algo que chama atenção no Brasil, e pode trazer diversas consequências para as pessoas. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as principais causas da inadimplência no Brasil. Confira a seguir.

Principais causas de inadimplência

Aumento do desemprego

Com certeza, o desemprego é um dos principais fatores para o endividamento. Quanto mais a taxa de desempregados cresce no Brasil, mais pessoas com dívidas e contas em atraso aparecerão. Isso acontece porque, quando uma pessoa está desempregada, ela não recebe nenhuma remuneração,  não conseguindo arcar com suas despesas.

LEIA MAIS: 7 vantagens que os cartões de crédito têm – e o dinheiro físico não!

Diminuição da renda média familiar

Esse é o segundo fator mais relevante, é algo que vem acontecendo muito no Brasil e está totalmente interligado com o desemprego.

Isso porque, quando as pessoas ficam fora do mercado de trabalho por um tempo, e recebem alguma oportunidade de emprego, elas costumam aceitar, mesmo tendo que receber bem menos. E então, com menos recursos e um salário muito menor, elas acabam priorizando alguns pagamentos em detrimento de outros.

Compras para terceiros

Emprestar o seu próprio nome para que outras pessoas façam compras também é um fator que causa inadimplência.

Nesses casos, há um certo descompromisso por conta da informalidade com que foi feito esse “empréstimo”, então o devedor se sente mais confortável para flexibilizar pagamentos em caso de aperto ou, simplesmente, deixar de quitar todas as parcelas, pela adoção de novas prioridades.

LEIA TAMBÉM: Pix sem dinheiro na conta? Veja como é possível fazer!

Ausência de educação financeira

A educação financeira também é algo muito importante, porém muitas pessoas não investem nesse conhecimento. Com isso, elas deixam de ter conhecimento sobre alguns assuntos essenciais, causando situações como: gastar mal, não saber como organizar o consumo ou como multiplicar o próprio dinheiro.

Isso faz com que muitos indivíduos tenham suas vidas financeiras estagnadas, o que em algum momento pode resultar em dívidas.

Caso tenha gostado deste artigo, acesse o Rotas de Viagem e veja muitos outros!

Você pode gostar também