Como se desconectar da tecnologia e viver o presente? Siga 4 passos!

Existem algumas formas de se desconectar um pouco. Confira aqui quais são elas!

Com o avanço da tecnologia, o uso das mídias sociais, bem como dos aparelhos que fornecem acesso a elas, tornou-se algo enraizado em nosso cotidiano. Nesse sentido, está cada vez mais difícil ficar afastado das redes sociais no dia a dia, uma vez que a maioria da população está sempre conectada a elas por meio de seus smartphones. Na realidade, o importante é saber discernir que, independentemente se você passa muito tempo na frente das telinhas ou não, o que realmente importa é se você se sente produtivo.

No entanto, é preciso deixar claro que, quanto mais tempo passamos na frente das telas, menor é a nossa produtividade. Por isso, às vezes, manter-se desconectado pode ser uma ótima forma de ter novas ideias e descobrir coisas novas. Assim, confira aqui algumas maneiras de se desconectar da tecnologia e estar no presente, tanto no espaço quanto no tempo.

Desligue o seu smartphone quando chegar em casa

Quando você chegar na sua casa, depois de um longo e cansativo dia de trabalho, tente não pegar em seu telefone. A maioria das pessoas, quando chega em casa, começa a rolar o feed de notícias das redes sociais. O problema em fazer isso é que, geralmente, quando você se dá conta do que está fazendo, já se passaram cerca de três horas do seu dia.

LEIA MAIS: Por que você deve deixar o celular guardado na sua próxima viagem? Confira!

Por isso, é importante ficar afastado do seu celular e realizar atividades que você acaba deixando para lá devido ao período desperdiçado rolando o feed do telefone.

Evite mexer no celular antes de dormir

Se você acredita que não consegue desligar o seu telefone logo que chega do trabalho, talvez desligá-lo antes de dormir seja uma ideia mais viável. Ocorre que, quanto mais tempo ficamos dependentes da tecnologia, seja do smartphone ou até dos serviços de streaming, mais vamos deixando de fazer algumas coisas saudáveis para o nosso bem-estar, como cuidar da pele, ler um livro ou dormir mais cedo.

Ao rolar o feed das redes sociais, por exemplo, muitas pessoas acabam perdendo o sono. No entanto, isso é um grande problema. Por isso, é importante saber o momento de desligar o telefone e começar a viver um pouco fora da internet.

Comece a ler um livro

Um dos meios mais tradicionais de afastar-se das redes sociais é adotar o famoso livro de cabeceira. Se você é uma pessoa que passa muito tempo da sua vida colado nas telinhas, ler um livro pode te fazer muito bem. Porém, é preciso entender que você deve ler um livro físico, e não um título no seu Kindle.

O ato de adotar um livro de cabeceira fará com que, aos poucos, você deixe de usar o seu telefone antes de dormir.

LEIA MAIS: Os 4 melhores motivos para começar a ler um livro agora – O que está esperando?

Crie uma rotina afastada das telas em alguns dias

De fato, ficar completamente fora das redes sociais hoje é uma tarefa complexa, ainda mais considerando que grande parte da vida, como estudos e trabalho, dependem dessas tecnologias. Assim, criar uma rotina fora das telas pode ser uma maneira conseguir conciliar o mundo físico e o digital.

Tente separar alguns dias da semana para aprender a tocar um instrumento novo, aprender a pintar, passear com o cachorro, andar de bicicleta, ou seja, fazer atividades que não envolva a internet.

E se a atividade costuma envolver as telas, tente praticá-la sem a presença delas. Afastar-se um pouco das redes sociais pode fazer com que você comece a ter uma qualidade de vida melhor, uma vez que o uso excessivo dessas ferramentas pode causar depressão, ansiedade e outros problemas relacionados à saúde mental.

Gostou deste artigo? Então, confira outros temas interessantes navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também